A manhã do dia 21 de fevereiro, sexta-feira, iniciou com visita do Sindicato APEOC, através do Vice-Presidente Estadual, Prof. Reginaldo Pinheiro, à Escola Estadual Maria Amélia Perdigão Sampaio e à Escola Municipal José Ildefonso Campos, ambas em Palmácia, para informes e mobilização da categoria para a greve nacional dos dias 17, 18 e 19 de Março.
Em seguida, o Sindicato APEOC manteve audiência com a Secretária Municipal de Educação de Palmácia, Francisca Andréia Fernandes da Costa e Silva, para tratar da pauta de reivindicações da categoria.
Quanto à proposta de Reajuste salarial de 8,32% para todos os profissionais do magistério, a Secretária foi favorável, sendo a implantação a partir do mês de fevereiro de 2014. O pagamento do retroativo será informado em assembleia dos professores, com data prevista para o dia 29 de março.
Em relação à Gratificação de regência de classe, a Secretária disse que há acordo, mas precisa verificar a disponibilidade dos recursos do FUNDEB para que a implantação seja viável.
No que se refere ao Vale alimentação, o mesmo será implantado para os professores que são deslocados. Também foi assegurado que os professores que tem deslocamento intramunicipal receberão gratificação por isso.
Quanto ao Calendário de pagamento, este será informado até o dia 15 de março.
O Sindicato APEOC cobrou da Prefeitura de Palmácia o repasse dos valores da contribuição dos sócios, descontado mensalmente. A Secretária se comprometeu a resolver o problema.
Durante a audiência, o Sindicato APEOC também reivindicou a criação de uma Mesa Permanente de Negociação com datas de reuniões periódicas e assembleia para informar à categoria o que foi prontamente aceito pela Secretaria Municipal da Educação. Na ocasião já fora agendada primeira rodada de negociação que contará com a titular da Secretaria de Educação de Palmácia, de nossos dirigentes sindicais locais, acompanhados dos técnicos da Prefeitura e do Sindicato APEOC Estadual.
Nos dias 20 e 29 de março ocorrerá reunião com a categoria para informes e debater sobre o resultado das negociações, que terá (o processo de negociação), como prioridade, a implantação do 1/3 da jornada para atividades extraclasse.
Sindicato APEOC: Um sindicato de lutas, e vitórias!