O vice-presidente estadual da APEOC, Reginaldo Pinheiro, o presidente da Comissão Municipal de Paracuru, Jurandir Soares, e o assessor sindical, Kim Lopes, realizaram uma assembleia no sábado (7), com os profissionais da educação de Paracuru. Em pauta: Quinquênios, pós-graduados, PCCR, Estatuto do Magistério, Precatórios do FUNDEF, Ampliação Definitiva de Carga Horária e Equipamentos de Proteção Individual para os profissionais que trabalham na área de serviços e limpeza das escolas.

Reginaldo Pinheiro traçou um histórico da luta da APEOC pelos quinquênios e do atual processo de negociação para garantia dos mesmos. O professor tratou também da luta em todo estado pela Ampliação Definitiva de Carga Horária e dos caminhos necessários para garantir essa conquista.

Durante o encontro com os professores ainda foi discutido um encaminhamento referente ao recurso do Precatório do FUNDEF, onde ficou definido oficializar um pedido da movimentação financeira do fundo de reserva para saber quem foi pago e se há recurso sobresselente para ser rateado.

Em 2017, a APEOC e a categoria conquistaram em negociação com a gestão a liberação de 29 milhões de reais, referente ao Precatório do FUNDEF municipal, onde 60% desse valor foi rateado conforme critérios para os profissionais do Magistério de Paracuru, incluindo os docentes do ensino fundamental e da educação infantil. Os aposentados e os familiares dos servidores que faleceram no período referente à ação judicial do precatório também foram beneficiados.

Quanto aos 40%, destinados à investimento na manutenção e melhoria das escolas, a Prefeitura se comprometeu na época a reservar 1 milhão de reais para dividir entre os funcionários da Educação.

Após encerramento das atividades na Assembleia, toda categoria se reuniu na nova sede da Comissão Municipal para realização de sorteios e um coffe break para comemorar os aniversariantes de novembro e dezembro.

A nova sede da comissão municipal representa uma conquista enorme para a categoria. Com espaço bem amplo a nova sede conta com local para reuniões, salas para atendimento jurídico, e para futuros atendimentos como Fisioterapia, Fonoaudiologia, Massoterapia e etc.