Centenas de profissionais da Educação de Paracuru se reuniram neste sábado (16) em Assembleia Geral do Sindicato APEOC para discutir os rumos da ação em torno do precatório do Fundef. O recurso, da ordem de R$ 29 milhões, está bloqueado graças a uma intervenção do Sindicato para resguardar a verba em favor dos professores e da Educação do município.

A assembleia ocorreu na escola Hermínio Barroso e contou com a presença do vice-presidente estadual, Reginaldo Pinheiro; dos membros da Comissão Municipal, liderada pelo presidente Eudásio Gomes; e o advogado da banca responsável pelo caso, Vanderlei Marques. Eles fizeram um relato da batalha jurídica em todo o Ceará para garantir que 60% dos precatórios do Fundef sejam repassados aos docentes.

Reginaldo Pinheiro destacou também a luta em Paracuru. O dirigente ressaltou a importância da mobilização da categoria para pressionar, junto com o Sindicato, a Prefeitura a acatar a tese dos 60% e fazer um acordo judicial garantindo o repasse. Até agora, já foram realizadas duas rodadas de negociação entre o Sindicato APEOC e a Prefeitura, mas não houve acordo. Até agora, o Executivo não aceita destinar o percentual mínimo de 60% aos profissionais do Magistério.

O Sindicato APEOC vai continuar firme nesse propósito de valorização da categoria dos professores, por meio dessa ação judicial.