O deputado Artur Bruno se mostrou preocupado com o diagnóstico divulgado pelo movimento “Todos pela Educação” mostrando que apenas 8,1% dos alunos que concluem a 3ª série do Ensino Médio na rede pública estadual sabem adequadamente matemática. Para o parlamentar, a situação é “gravíssima”, contudo, observa que a educação no Brasil também tem números indesejáveis.
Para o deputado é preocupante a educação do País ter atingido média 4,6, conforme avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), quando a média internacionalmente aceita é 6,0. Outro dado alarmante destaca Artur Bruno, é o fato de 10% da população brasileira acima de 15 anos ser analfabeta.
A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, presidida por ele, realizou este ano, visitas a 26 escolas estaduais, onde de foi encontrada uma estrutura física precária, dificuldade de acessibilidade e outras falhas, embora tenha ressaltado o avanço conquistado pelo governo do Estado.
O deputado atesta que uma das saídas para melhorar a qualidade da educação em todo País está no aumento de recursos para a área. É preciso também uma gestão de qualidade. Bruno critica uma prática antiga ainda existente nos municípios, segundo ele, que é a indicação política dos diretores de escolas. Segundo o deputado, as prefeituras cearenses ainda estão nomeando os diretores de escolas por influência política.