A direção do Sindicato APEOC e os membros da Comissão Municipal de Pedra Branca realizaram nesta sexta-feira (08) o Dia “D” da Educação com os professores da cidade. O encontro teve a participação do presidente estadual da entidade, Anizio Melo, que falou sobre Financiamento da Educação e precatórios do Fundef. O evento ocorreu na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, e contou com a participação de dezenas de servidores, debatendo pautas de interesse da categoria.

 

Além de Anizio Melo, estavam presentes a Comissão Municipal de Pedra Branca, liderada pelo presidente Girlan Melo; o assessor jurídico, Ítalo Bezerra; e a representante do Coletivo de Mulheres da entidade, Fernanda Sousa.

No encontro, Ítalo Bezerra e Fernanda Sousa destacaram a importância da mobilização da categoria e da organização sindical para que a luta seja cada vez mais qualificada. Pautas regionais também foram apresentadas na reunião. Questões como reformulação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR); implantação de 1/3 da carga horária para planejamento; concurso público; e ampliação definitiva de carga horária foram debatidas com os servidores presentes.

Conjuntura e financiamento da Educação

Durante o encontro, o presidente do Sindicato APEOC, Anizio Melo, avaliou a atual conjuntura política nacional e destacou as medidas do governo golpista de Michel Temer que atacam os trabalhadores, em especial os profissionais da Educação. O dirigente falou dos retrocessos que vêm ocorrendo em todo o país com a retirada dos direitos da classe trabalhadora brasileira.

Anizio Melo também falou sobre o Fundef e a importância da revitalização do financiamento da Educação com o Novo Fundeb. Para o presidente estadual, o fortalecimento do Fundo com novos recursos e aumento da complementação da União é fundamental para a valorização do Magistério.