2013.07.05.230Ampliação Definitiva – Gratificação Extraclasse – Aposentadorias/Liminares – Grupo ADO

O Sindicato APEOC esteve reunido com a SEDUC e a PGE/CE nesta manhã de sexta (05/07) tratando de temas de interesse dos professores e servidores da educação do nosso estado. + fotos

Estiveram presentes à reunião o Presidente do Sindicato APEOC, Prof. Anizio Melo, Secretária de Finanças, Profa. Penha Alencar, Secretário para Assuntos Jurídicos, Prof. Sérgio Bezerra, Servidora Guerhilde, Coordenadora do DEFE – Departamento de Funcionários da Educação/APEOC, Servidora Vera, integrante do DEFE/APEOC, assim como a Assessoria Jurídica da entidade composta pelo Dr. Fabiano Alves, Dr. Freitas Junior e Dr. Ítalo Bezerra.

Por parte do Estado, estiveram presentes a Professoa Izolda Cela, Secretária da Educação do Ceará, Dr. Fernando Oliveira, Procurador-Chefe da Procuradoria Geral do Estado do Ceará, Dr. Rommel Barroso, Chefe da Consultoria da PGE/CE, Idilvan Alencar, Secretário-Executivo da Secretaria da Educação, Marta Emília Silva Vieira, Coordenadora de Gestão de Pessoa da SEDUC/CE.

AMPLIAÇÃO DEFINITIVA DE CARGA HORÁRIA

2013.07.05 0683.230Na ocasião discutiu-se o tema da AMPLIAÇÃO DEFINITIVA DE CARGA HORÁRIA dos professores que possuem apenas 20hs/aulas e desejam ampliar sua jornada e trabalho.

Pela PGE e pela SEDUC foi informado que concordam com a ampliação definitiva dos professores que entraram na rede após 2004 e que se aposentarão com proventos calculados pela média das remunerações. Para esses casos, o Sindicato APEOC solicitou que fosse encaminhado o mais rápido possível a minuta do projeto de lei para apreciação do Governador, o que será encaminhado pela SEDUC até o dia 22 de julho, com a intenção de ser regularizada a situação antes da convocação dos aprovados no concurso público em andamento.

Com relação aos professores que ingressaram na rede antes de 2004 e que possuem direito à aposentadoria calculada de forma integral, em razão da complexidade da questão, decidiu-se pela criação de uma comissão técnica com a participação do Sindicato APEOC, da PGE e da SEDUC que produzirá projeto de lei nesse sentido.

EXTRACLASSE

2013.07.05 0705.230Sobre a gratificação do EXTRACLASSE, a PGE informou que não mais está se opondo à incorporação desta gratificação ante às centenas de ações vencidas pelo Sindicato APEOC que pacificaram o entendimento do Tribunal de Justiça sobre o tema.

Com relação ao efeito cascata decorrente do pagamento do extraclasse no código 101, a PGE apresentou proposta de solução de criação de uma espécie de parcela remuneratória que sairia do vencimento-base, porém sem causar decesso remuneratório para o servidor. A implantação dessa solução depende de um estudo feito pela Secretaria que já agendou uma reunião com a PGE. Em seguida, será marcada uma reunião com o Sindicato APEOC para análise do projeto de lei que será apresentado ao Governador.

PUBLICAÇÃO DE APOSENTADORIA DOS PROFESSORES BENEFICIADOS POR DECISÕES LIMINARES

2013.0705. 0671.230A PGE esclareceu que legalmente só pode encaminhar a aposentadoria dos professores que apresentarem suas liminares, sendo assim, aqueles que a possuem, devem apresenta-las na SEDUC.

Pela SEDUC, foi informado que nenhum professor foi prejudicado vez que a Secretaria não vem retirando de folha os professores que não estão beneficiados pelas liminares enquanto o problema não for resolvido.

Pela assessoria jurídica do Sindicato APEOC foram esclarecidas diversas situações que inviabilizam a apresentação do documento exigido.

Concluiu-se, assim, que a solução definitiva só poderá ocorrer por meio da edição de uma lei que regularize a situação. Encaminhou-se um estudo do impacto financeiro e que a minuta da lei será produzida juntamente com a equipe técnico-jurídica do Sindicato APEOC.

QUESTÃO DOS SERVIDORES DA EDUCAÇÃO – GRUPO ADO

2013.07.05.0736.230Através do DEFE, o Sindicato APEOC colocou a situação dos servidores da educação que optaram pela ampliação de suas cargas-horárias, mas não tiveram acréscimo em suas remunerações vez que recebem abaixo do salário mínimo estadual.

A PGE solicitou do Sindicato APEOC propostas de solução do problema, informando que os estudos da entidade serão levados em consideração quando da reunião da Mesa Permanente de Negociação – MENP da qual o Sindicato APEOC faz parte, vez que se trata de questão que interesse aos servidores de todas as seretarias.

O Sindicato APEOC apresentará no Fórum Unificado dos Servidores Estaduais o estudo da equipe técnica-jurídica da entidade propostas para a solução da questão visando ao encaminhamento das propostas para o Governador.

A direção de nossa entidade entende que as conquistas são construídas pela responsabilidade no trato dos interesses da educação e de seus trabalhadores. Ao mobilizar, propor e negociar com argumentação técnica e compromisso político, temos conquistado avanços.

O compromisso e os encaminhamentos para resolver os impasses e reivindicações através de PL’s trazem a garantia das conquistas para o terreno da perenidade e da legalidade, dando aos nossos companheiros e companheiras a segurança da conquista em lei.

A Luta continua!