Representantes sindicais do Norte e Nordeste reuniram-se nesta sexta-feira (15), virtualmente, para retomar a luta em defesa dos Precatórios do FUNDEF.

O encontro, tendo à frente dos trabalhos o coordenador da Frente Norte/Nordeste, o presidente da APEOC e FETENE, Anizio Melo, e o presidente da APLB Sindicato e diretor da CNTE, Rui Oliveira, teve a participação especial do deputado federal Idilvan Alencar (PDT/CE) e do advogado Vanderlei Marques.

Durante o debate, foi unânime a posição política de fortalecer nossa organização e unificar a luta em defesa dos Precatórios do FUNDEF para a Educação, garantindo a vinculação legal para os profissionais da Educação.

No intuito de articular o parlamento federal, foi proposto ao deputado Idilvan Alencar, a coordenação da luta na Câmara dos Deputados, com o princípio de congregar forças para derrubar o veto presidencial e junto com a Frente Norte/Nordeste dar visibilidade, unidade e amplitude a nossa causa.

Ao final foram aprovados os seguintes encaminhamentos:

  • Dia 19 de janeiro: entrega da carta da Frente Norte e Nordeste através do deputado Idilvan Alencar aos candidatos à presidência da Câmara Federal;
  • Convocação de reunião jurídica da Frente Norte e Nordeste;
  • Aperfeiçoamento da comunicação do movimento, com boletim e informativos online;
  • Fortalecimento da articulação política da Frente Norte e Nordeste;
  • Organizar evento conjunto da Frente Norte e Nordeste com o parlamento e movimentos sociais com a pauta Precatórios do FUNDEF;
  • Convocação de nova reunião da Frente em fevereiro; e
  •  Articular de imediato contatos com a deputada Alice Portugal, Dorinha Resende e Rodolfo Rodrigues, através do deputado Idilvan Alencar e da coordenação da Frente Norte e Nordeste (Anizio Melo e Rui Oliveira).

O encontro teve a participação de representantes das capitais e interior dos estados do Amazonas, Pará, Pernambuco, Alagoas, Ceará, Paraíba, Bahia, além de dirigentes da CNTE e os advogados João Ricardo (Pernambuco) e Ítalo Bezerra (APEOC).

NORTE E NORDESTE UNIDOS PELA EDUCAÇÃO!