Uma delegação de professores aposentados, representando os educadores do Estado do Ceará, foi enviada pelo Sindicato – APEOC para o 8° Encontro Nacional de Trabalhadores em Educação Aposentados. O Encontro, realizado em Recife (Pernambuco) nos dias 26 a 28 de agosto, contou com as professoras cearenses, Lilá Costa, Helenice Oliveira e Maria Vilani Queiroz.

A programação social do evento começou com apresentações culturais (maracatu, bumba-meu-boi, frevo) que foram acompanhadas pelos 115 congressistas que estavam no evento promovido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

Além da interação cultural, a secretária de Relações Internacionais da Confederação, Fátima Silva, considerou o encontro como uma oportunidade de articulação política dos aposentados. “É uma consolidação do processo de organização dos aposentados dentro todos os afiliados da CNTE”, pontuou.

No primeiro painel, o presidente do Sintepe (Sindicato dos Professores de Pernambuco) e secretário de Assuntos Educacionais da CNTE, Heleno Araújo analisaram diversos aspectos da atual conjuntura do país. Entre os destaques estão os desafios da educação brasileira e o crescimento que pode colocar o Brasil entre as maiores potências mundiais nos próximos 20 anos. “São questões para refletir e que não podemos deixar de levar em conta”.

O momento em que os participantes expuseram as idéias esquentou o debate. Bem fundamentados e atentos com problemas distintos no sistema público de ensino, os trabalhadores foram além das dificuldades sofridas pelos aposentados e discutiram políticas de meritrocracia, formação e questões financeiras. “É um debate rico, com realidades diferentes, mas democráticas, onde todos os pontos de vista foram colocados, gerando uma troca de experiências”, afirmou a professora Vilani Queiroz (Sindicato – APEOC).