cadatro reserva 11052013.pOs professores do cadastro de reserva dos concursos de Fortaleza e dos municípios da Região Metropolitana estiveram reunidos neste sábado, dia 11-05-2013, às 14 horas, na Sede do Sindicato-APEOC para debater sobre as ações e medidas que devem ser tomadas para dar celeridade às suas convocações.
 
Reunião deste tipo sempre ocorreram durante a existência do Sindicato, porém desde 1997 quando da realização de concurso para Professor do Estado do Ceará os encontros se tornaram mais sistemáticos.
 
Desde os anos 90 o Sindicato APEOC e os professores do cadastro de reserva e de modo geral os profissionais da educação, vêm tendo sucessivas vitórias na luta.

Compareceram a essa última reunião 39 professores a plenária foi coordenada pelo Secretário para Assuntos Jurídicos do Sindicato-APEOC, professor Sérgio Bezerra.
 
As principais informações foram:
 
PINDORETAMA – Concurso “sub judice”. A Administração Municipal está aguardando a decisão judicial sobre o caso, o Sindicato-APEOC comparecerá a Comarca de Pindoretama para falar com o Juiz sobre o caso;
 
AQUIRAZ – A Prefeitura vem convocando os concursados, porém não está havendo transparência nas convocações, os professores cobram mais transparência no SITE do Município viabilizando assim o acompanhamento dos editais de convocação e denuncia a existência de elevado número de temporários, a APEOC tomará as medidas cabíveis para apurar a veracidade das denúncias;
 
EUSÉBIO – A Prefeitura lançou edital para a contratação de professores e servidores, as inscrições estão abertas;
 
MARACANAÚ – No mês passado houve a convocação de 12 novos professores das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências entre outras. Os professores denunciaram na reunião que é grande o número de temporários, bem como a falta de transparência no SITE do município com relação ao concurso público. Já com relação ao concurso de secretário escolar só assumiram 42 secretários de um total de 89 escolas existentes, portanto o Sindicato cobrará a convocação dos demais secretários, bem como, a convocação dos professores efetivos no lugar dos temporários que estão em carências definitivas.
 
PACAJUS – O concurso foi cancelado, e os inscritos não sabem como receberão o dinheiro de volta, buscaremos resposta ao longo da semana;
 
FORTALEZA – Na audiência com o Secretário Municipal da Educação, Ivo Gomes, o mesmo informou que priorizará os concursados, e como implantará até o final de 2013, 1/3 das horas atividades terá necessidade novos professores para preencher as carências que vão surgir.
 
CAUCAIA – Uma comissão de professores comparecerá a Secretaria da Educação na próxima semana para falar com o Professor Ambrósio, Secretário Municipal da Educação, para tratar sobre o TAC – Termo de Ajuste de Conduta assinado no Ministério Público Estadual, o qual trata da convocação de todos os professores do cadastro de reserva.
 
Ficou decidido que a próxima planária com os professores do cadastro de reserva será no sábado dia 25 de maio, às 14 horas, na Sede do Sindicato-APEOC, localizado na rua Sólon Pinheiro, 1306, bairro de Fátima.