noticia 225531 img1 divulgao aplb-sindicato.pApós 115 dias, os professores da rede pública estadual da Bahia decidiram suspender a greve. A decisão foi tomada na assembleia desta sexta-feira (3), realizada no colégio Central, no bairro de Nazaré. As aulas serão retomadas na próxima segunda-feira (6). No entanto, a categoria não descarta nova paralisação, em assembleia a ser marcada daqui a um mês, para avaliar as medidas tomadas pelo governo.

Após 115 dias, os professores da rede pública estadual da Bahia decidiram suspender a greve. A decisão foi tomada na assembleia desta sexta-feira (3), realizada no colégio Central, no bairro de Nazaré. “A nossa decisão é de suspender a paralisação. Esperamos que o governo assuma os compromissos de readmitir os professores demitidos e o encerramento de processos administrativos contra os que estão em estágio probatório, a devolução das contribuições sindicais, o fim dos processos na Justiça e as renegociações salariais”, afirmou Marilene Betros, vice-coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB).

As aulas serão retomadas na próxima segunda-feira (6). No entanto, a categoria não descarta nova paralisação, em assembleia a ser marcada daqui a um mês, para avaliar as medidas tomadas pelo governo.

Na última quinta-feira, o Estado aceitou os pontos pleiteados pelos professores, exceto o reinício das negociações salariais – o APLB chegou a cobrar reajuste de 22,22% neste ano. O governo, por sua vez, está irredutível em manter a proposta feita, mês passado, ao Ministério Público: acréscimo de 7% em novembro de 2012 mais 7% em março de 2013 para aqueles que fizerem curso de qualificação promovido pelo Estado. Mais uma vez, a APLB rejeitou tal proposta.

Ficou definida uma reunião do comando de greve na próxima segunda-feira, 6 de agosto, às 18 horas, na sede da APLB.

Veja abaixo os documentos entregues recentemente pela categoria ao Ministério Público Federal e ao governo estadual. (CNTE, com informações do IG e APLB, 03/08/12).