Definido o reajuste linear para os servidores públicos estaduais. Vai ficar em 6%, segundo acordo fechado nesta noite de quarta-feira, durante reunião, no Palácio Iracema, entre o governador Cid Gomes, acompanhado dos secretários Mauro Filho (Fazenda) e Desirée Mota (planejamento e Gestão), e membros do Fórum Unificado dos Servidores Públicos Estaduais.

Professores terão reajuste em média de 13,80%Houve, segundo economistas ligados ao fórum, um “avanço importante”, já que o governo estadual havia apresentado, na semana passada, uma proposta de 4,91%. Esse reajuste linear atinge 20% do corpo de servidores.

Já os professores terão um reajuste em média de 13,80%, enquanto o pessoal da área da Segurança Pública ficará com 7%. O salário mínmo pago pelo Estado subirá de R$ 500,00 para R$ 560,00, o que representou aumento de 12%.

Nesta quinta-feira, o governo estadual mandará a mensagem do reajuste, que será retroativo a 1º de julho, para ser aprovado pela Assembleia Legislativa. A expectativa é de regime de urgência para a matéria.

O Sindicato APEOC, que está na coordenação do Fórum Unificado dos Servidores Públicos Estaduais, reivindicou um reajuste de 19,2%, e conseguiu arrancar com os atos públicos, passeatas e paralisações um reajuste em média de 13,80%. A luta continua e a reformulação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários é tema urgente.