A direção do Sindicato APEOC, reunida no sábado (15), com representantes de todo o estado do Ceará, deliberou Estado de Alerta e Mobilização, aprovando uma Jornada de Lutas, estabelecendo um calendário de plenárias no interior e na capital e mobilizações nos dias 8 de março, Dia Internacional da Mulher, e 18 de março, Dia do Para Geral pela Educação, além de aprovar uma moção de apoio à greve dos Petroleiros.

À frente dos trabalhos o presidente Anizio Melo, que debateu sobre conjuntura e perspectivas. Deixou claro que a luta não é só por 12,84%. A pauta é bem mais extensa. “É reajuste retroativo a janeiro, o fim do teto do vale-alimentação, pagamento do retroativo das promoções, a convocação dos 500 concursados e uma chamada mais ampla em 2020 e revisão da tabela dos funcionários”, pontuou Anizio.

O Novo FUNDEB também foi outro ponto importante do debate. Anizio deixou claro que sem FUNDEB, as conquistas árduas da Educação terão um fim. Planejamento, Piso, Carreira, tudo está em risco. Por isso a importância da mobilização para o 18M. O Dia do Para Geral pela Educação Pública, pelo Novo FUNDEB e pela Pauta Estadual.

Os dirigentes, em suas falas, reforçaram as palavras do presidente, levantando a bandeira do Novo FUNDEB, dos Precatórios do FUNDEF e foram incisivos em afirmar que os profissionais da Educação não abrem mão da Pauta Estadual da categoria. “Queremos uma resposta do Governador Camilo Santana ainda em fevereiro”, afirmou um dos diretores.

Como encaminhamento, o secretário-geral, Helano Maia, apresentou um calendário de plenárias no interior e capital, com a finalidade de mobilizar a categoria, debatendo sobre o Novo FUNDEB e a Pauta Estadual, além de fortalecer a convocação para o 18M.

A reunião contou com toda a diretoria executiva da APEOC, representantes das Comissões Municipais e da Associação Cearense dos Estudantes Secundaristas (ACES).

CALENDÁRIO DE PLENÁRIAS  
QUARTA-FEIRA19/FEVEEM. LICEU DO CONJUNTO CEARÁ -11H
EEMTI. PRESIDENTE HUMBERTO DE ALENCAR CASTELO BRANCO - 17H
EEMTI. WALTER DE SÁ CAVALCANTE - 17H
QUINTA-FEIRA 20/FEVEEFM GOVERNADOR FLÁVIO MARCÍLIO-11H
EEEP JAIME ALENCAR DE OLIVEIRA- 17H
EEEP. PRESIDENTE ROOSEVELD- 17H
TERÇA-FEIRA03/MAR (MANHÃ)ITAPIPOCA
CRATEÚS
QUIXADÁ
TERÇA-FEIRA03/MAR (TARDE)ACARAÚ
TAUÁ
ITAPIUNA
QUARTA-FEIRA04/MAR (MANHÃ)CAMOCIM
IGUATU
ARACATI
QUARTA-FEIRA04/MAR (TARDE)SOBRAL
BREJO SANTO
MARACANAÚ
QUINTA-FEIRA05/MAR (MANHÃ)TIANGUÁ
JUAZEIRO
ICÓ
QUINTA-FEIRA05/MAR (TARDE)CANIDÉ
CRATO
RUSSAS