O Programa “Educação em Debate” na Rádio Cidade AM 860, uma produção do Sindicato APEOC, discutiu no último sábado (15), os desafios da Educação diante do atual cenário de crise política e social que o pais enfrenta. Outra pauta do programa foi a luta do Sindicato APEOC contra os cortes da Educação, por novas fontes de financiamento, com a aprovação do Novo FUNDEB, repúdio à DEFORMA da Previdência e homologação do Concurso para Professor da Rede Estadual do Ceará.

Essa pauta levou para as ruas de Fortaleza no último dia 14 de junho milhares professores, estudantes, militantes e representantes de entidades e movimentos sociais para dizer um basta a esse governo que quer atingir os interesses dos trabalhadores deste país.

Como convidada do programa, a professora e cientista política, Carla Michele Quaresma, além dos debatedores fixos, Helder Cordeiro, Kim Lopes e Dyhonstas Fernandes.

O editorial desta edição tratou sobre o pronunciamento do Deputado André Fernandes, que desrespeitou a Educação, seus profissionais, os estudantes e os excelentes índices obtidos pela Educação cearense. Para o Sindicato APEOC, a fala do parlamentar, acima de tudo, desrespeita o povo do Ceará. Seus ataques representam o descuido, a falta de leitura e a incapacidade de abstração. Esconde-se atrás de uma tribuna e das prerrogativas parlamentares para criar factoides e potencializar palanque, e assim ataca a classe raiz da formação de um povo: a Educação. Instrumento viabilizador da distribuição de conhecimento, renda e equalizador das questões sociais.

Carla Michele falou do contexto político nacional, fez uma análise sobre o que poderia ser feito em prol da classe trabalhadora, dos estudantes e da sociedade como um todo. Abordou ainda as mudanças fundamentais no texto da proposta de Reforma Previdência.

O jornalista Helder Cordeiro falou do pioneirismo da APEOC em defesa da Educação e abordou alguns aspectos do atual cenário político que estão dificultando a vida e cotidiano dos brasileiros, como por exemplo, a DEFORMA da Previdenciária e os cortes da Educação.

Kim Lopes comentou sobre o resultado da Greve Geral do dia 14 de junho e da resposta que a sociedade tem dado ao esse governo que ameaça os profissionais da Educação e a classe trabalhadora.

O Programa “Educação em Debate” vai ao ar todos os sábados, ao vivo, de 11h às 12h, na Rádio Cidade AM 860 e tem reprise aos domingos de 7h às 8h. Para participar, basta entrar em contato pelos telefones: Fixo: (85) 3198-8877 ou WhatsApp: (85) 98138-6374.

Ouça o programa na íntegra!