O Programa “Educação em Debate” na Rádio Cidade AM 860, uma produção do Sindicato APEOC, discutiu no último sábado (6), o reajuste salarial dos professores, a luta pelo financiamento da Educação, Redução de carga horária para pais de filhos com deficiência, Dia “D” em Defesa da Educação e a conquista no STJ da convocação dos aprovados no último Concurso de 2012 em Camocim.

Como convidado, o vice-presidente do Sindicato APEOC, Reginaldo Pinheiro, e como debatedores fixos, o jornalista Helder Cordeiro, professor Marcos Fábio, o assessor sindical, Kim Lopes e Dyhonstas Fernandes.

O editorial do Programa tratou do total silêncio do Governador Camilo Santana, diante das reivindicações da categoria. De acordo com um levantamento feito pela produção do programa “Educação em Debate”, os servidores do Estado acumulam hoje perda salarial de 18,59%, de acordo com a inflação dos últimos anos.

De acordo com as informações do editorial, esse tem sido a ação do governo diante da pauta de reajuste. Em 2016, “zero” de reposição salarial, apesar da inflação de 2015 ter registrado um percentual de 10,67%. Em 2017, foram concedidos 2%, e, em 2018, com vigência a partir de 1º de janeiro, 3%, correspondentes à inflação de 2017, quando 06.04.2019 registrou 2.89 %. A inflação de 2018, projetada pela Fundação Getúlio Vargas foi de 3,75%. Percentual que, no mínimo, já deveria ter sido concedido aos servidores estaduais em 1º de janeiro de 2019.

O Presidente do Sindicato APEOC, Anizio Melo, ressaltou a jornada de luta em prol da pauta de reivindicações da categoria, Frente Norte/ Nordeste, Precatórios do FUNDEF e do Dia “D”, visto como um momento de ir as ruas, reivindicar e fortalecer a luta pelo financiamento da Educação, pelo Novo FUNDEB e pela regulamentação da Lei dos Royalties.

Marcos Fabio, Kim Lopes e o jornalista Helder Cordeiro, ressaltaram durante o debate, o comportamento do Governo do Estado diante das reivindicações e principalmente da situação dos servidores com reajustes bem abaixo da inflação. Falaram ainda, da luta do Sindicato APEOC e das mobilizações em defesa do financiamento da Educação e da Pauta Estadual.

Reginaldo Pinheiro e Kim Lopes, pontuaram ainda a luta nos municípios, como a conquista no STJ da convocação dos profissionais aprovados no concurso de 2012 no município de Camocim. Outro ponto foi a ação do Sindicato para garantir a correta destinação dos Precatórios do FUNDEF. Reginaldo Pinheiro tratou ainda da luta em defesa da redução de Carga Horária para os profissionais com filhos com deficiência.

O Programa “Educação em Debate” vai ao ar todos os sábados, ao vivo, de 11h às 12h, na Rádio Cidade AM 860 e tem reprise aos domingos de 7h às 8h. Para participar, basta entrar em contato pelos telefones: Fixo: (85) 3198-8877 ou WhatsApp: (85) 98138-6374.

Ouça O programa na integra!