A Progressão Horizontal (PH) foi uma vitória conquistada pelo Sindicato APEOC em 2006, mesmo tal benefício já estando previsto, desde 1993, no Plano de Carreira do Magistério Estadual.
A implantação desse benefício somente ocorreu com a publicação de Decreto que regulamentou dispositivo da lei que o instituiu a partir de outra histórica greve dos profissionais educadores do Ceará (em 2006).
Pressionado pelo movimento grevista, o então Governador do Estado do Ceará, Lúcio Alcântara, foi forçado a atender o que era a principal reivindicação dos educadores à época.
A partir de então foram conquistadas diversas progressões, porém, aproximadamente 80% dos professores da rede estadual não podem mais evoluir na carreira via progressão horizontal. O obstáculo ocorre em razão de se encontrarem na última referência de sua classe funcional, o que impede acesso à outra classe imediatamente superior.
Para Reginaldo Pinheiro, Vice-Presidente do Sindicato APEOC, a solução depende do governador do estado, ou seja, de decisão que autorize imediata quebra dessa barreira. Retirado o obstáculo, aproximadamente 80% dos professores do estado terão direito de retorno à evolução funcional pela via da progressão horizontal. Esse tema é mais uma luta pautada pelo Sindicato APEOC para o decorrer do ano de 2014.
Sindicato APEOC: Firme e forte com VOCÊ educador!