A Secretaria Municipal de Educação (SME) realiza, de 04 a 08 de janeiro de 2010, a matrícula inclusiva dos alunos da Rede Municipal de Ensino.  A matrícula é feita com antecedência para identificar as necessidades educacionais dos alunos com necessidades especiais e mapear as escolas para assegurar de forma prévia todo o suporte aos estudantes com deficiência.

As escolas que recebem os alunos são equipadas com salas de recursos multifuncionais para o amplo atendimento dos estudantes. Professores com Atendimento Educacional Especializado (AEE), ficam responsáveis pela coordenação dos demais docentes, que passam também por capacitações oferecidas pela SME.

As escolas contam com salas de recursos multifuncionais, que atendem alunos com deficiência física, transtorno global de desenvolvimento (autismo/síndrome de ASPERG), transtorno invasivo de desenvolvimento, altas habilidades/super dotação.

Para a realização da matrícula é necessário atestado de deficiência e certidão de nascimento do estudante, pasta escolar, três fotos, comprovante de residência e cartão do bolsa família (caso possua). São esperados para 2010 cerca de 150 novos alunos com deficiência.

Em fevereiro, no período de 08 a 12 de fevereiro de 2010, a SME realiza a matrícula dos alunos novatos da Educação Infantil e Fundamental da Rede Municipal de Ensino. Cerca de 30 mil novos alunos devem participar do processo.

Mais informações pelo site www.sme.fortaleza.ce.gov.br