Sábado último, dia 28 de setembro de 2013, reuniram-se em Assembleia Geral os Professores e Servidores da Educação do Município de Russas. Isso, conforme Edital de Convocação para reestruturação da Comissão Municipal do Sindicato APEOC naquele município, eleição dos membros da Comissão Municipal, aprovação da pauta de reivindicações e encaminhamentos.
A reunião foi aberta em primeira convocação às 08:30h e, em segunda convocação, às 09h, pelo Vice-Presidente do Sindicato APEOC, professor Reginaldo Pinheiro, que fez a leitura do Edital da Assembleia Geral. Em seguida, o professor Reginaldo fez breve consideração sobre a história de luta do Sindicato, falando do surgimento enquanto associação em 1962 e transformação em Sindicato no ano de 1989, a partir da condição criada pela Constituição Federal de 1988, que assegurou ao servidor civil o direito à livre associação sindical.
O Vice-Presidente falou ainda da área de abrangência do Sindicato APEOC, que é todo o Estado do Ceará, e a categoria de representação do Sindicato – a dos Servidores lotados nas Secretarias de Educação e/ou Cultura do Estado e dos Municípios Cearenses.
Após essas explanações, o professor Reginaldo Pinheiro passou a palavra aos membros da Assembleia Geral para considerar sobre a necessidade da reestruturação da Comissão Sindical do Sindicato APOEC em Russas. Os professores Jerry (Direção Regional CUT), Helano Maia e Raimundo Gonçalves (SINDSEF) e os demais professores e servidores municipais contribuíram com o debate sobre a necessidade e importância da organização da categoria através do seu Sindicato.
Em seguida o professor Reginaldo Pinheiro submeteu à aprovação a reorganização da Comissão Municipal de Russas, sendo aprovado por unanimidade. Logo após foi encaminhada a eleição da Comissão Municipal, sendo eleitos:
· Presidenta Municipal – Lúcia Maria da Silva;
· Vice-Presidenta – Francisca Helena Maciel Celedônio;
· Secretária Geral – Ana Helena Pereira da Silva;
· Secretária de Finanças – Maria Bernadete de Santiago Ribeiro.
Por fim, foi aprovada a seguinte Pauta Emergencial de Negociação: pagamento de anuênios, pagamento das premiações estabelecidas no PCCR, ampliação definitiva de carga horária dos professores para 40 horas, disposição para mandato sindical dos representantes eleitos. Aprovado também o seguinte encaminhamento: enviar pedido de audiência ao prefeito para apresentação e negociação da pauta de reivindicações.