Hoje (03/01/2013) pela manhã, o Sindicato APEOC, representado pelo Diretor de Assuntos Jurídicos, Prof. Sérgio Bezerra, pelos Advogados Ítalo Guerreiro, Ítalo Bezerra, e pelo funcionário Augusto Neto estiveram presentes na sede do DECON-CE para encontrar uma solução relativa à situação dos empréstimos consignados.
Durante a reunião foram apresentadas questões como I) a oferta agressiva de crédito por parte dos bancos, II) o endividamento dos servidores, III) as abusivas taxas de juros, IV) a obrigatoriedade da cobrança de taxas módicas, e V) a cobrança de juros sobre as já duvidosas taxas de juros naquilo que se refere aos empréstimos consignados.
Concluída a reunião, ficou definido que o Sindicado APEOC informará aos seus associados quais os documentos necessários para resolver tal questão, o que facilitará tomada de ação por parte dos nossos associados, que deverão se reunir para abrir uma Reclamação Fundamentada junto ao DECON-CE.
Os sócios precisam reunir os seguintes documentos: contrato do empréstimo, RG, CPF, contracheque da 1ª. Parcela cobrada e o último contracheque. Reunida a documentação, o sócio deve se dirigir imediatamente ao SINDICATO APEOC onde será orientado sobre os procedimentos que deverão ser tomados.
Caso não possua a cópia do contrato, deve imediatamente se dirigir à agencia do banco que desconta no seu contracheque, para solicitar uma 2ª. via do contrato. Caso o banco dificulte ou até negue fornecer a Via de contrato, o sócio deverá também denunciar a instituição bancária por essa atitude.
Caso o banco não entregue a 2ª. Via do contrato, os sócios devem procurar a CECAF – Central dos Cartórios de Fortaleza, localizada na Av. Heráclito Graça, 1365, tel: (85) 3304-9100. Vale ressaltar que o CECAF informa o cartório onde estão mantidos o contrato; o cartório cobra pelas cópias solicitadas. Além disso, os sócios devem entrar em contato com o Banco Central para denunciar o ocorrido no seguinte telefone: 0800-979-2345 ou, pessoalmente, na sede do Órgão em Fortaleza (na Av. Heráclito Graça quase esquina com Av. Dom Manoel; Próxima à Praça Coração de Jesus).
Antes de dirigir-se ao DECON-CE para formalizar sua Reclamação o sócio do Sindicato deve dirigir-se à nossa sede, na Rua Solon Pinheiro, 1306, bairro de Fátima, fone 85-3064-3212 (segunda a sexta, das 8h às 17h), para fazer uma checagem na documentação e encaminharmos para o DECON-CE a partir de cronograma de atendimento previamente definido junto àquela instituição.
Por fim, a falta de qualquer dos documentos acima citados impossibilitará/dificultará a tomada de qualquer medida contra os bancos.