fernando pangareO professor das redes estadual e municipal de Fortaleza, Fernando Luciano Barros Xavier, mais conhecido como Fernando Pangaré, completa, em abril de 2013, 33 anos de maratonismo.

Pangaré tem projetado o Ceará no cenário esportivo nacional e mundial, ele que já participou de provas em países como Egito, Turquia, Argentina, Estados Unidos e, aqui no Brasil, em cidades como Rio de Janeiro, Curitiba, Recife, Fortaleza, dentre várias outras.

 O professor e atleta carioca, com mais de 200 mil quilômetros de competições, vive em Fortaleza desde 1991; começou no maratonismo em 1980 e é recordista cearense de quilômetros corridos. Em 2012, Pangaré foi homenageado na Câmara de Fortaleza com a Medalha Ayrton Senna, honraria concedida a personalidades de destaque no esporte.

O Sindicato APEOC, através de seu Presidente, Prof. Anízio Melo, parabeniza o professor e ultramaratonista Fernando Pangaré pelas suas conquistas, tenacidade, resistência, espírito desportista, e por continuar levando tão longe o nome do nosso estado, e do nosso país.

“Eu não imaginava chegar tão longe, e ainda consigo me emocionar com algo 

que se refere ao meu ato de correr”

(Fernando Pangaré).