RUSSAS AUDIÊNCIA E MOBILIZAÇÃOO Sindicato-APEOC, através do Vice-Presidente, Reginaldo Pinheiro e das dirigentes municipais, Lena Maciel e Branca, foram recebidos em audiência pela Procuradoria de Russas, Dr. Sérgio e representantes da Secretaria da Educação, Senhor Victor, para tratar de pauta de reivindicações dos profissionais da Educação.

O Sindicato-APEOC cobrou o pagamento do reajuste dos professores (8,32% linear), retroativo a janeiro. Os representantes da Prefeitura informaram que o reajuste foi implantado e sairá no próximo pagamento, para professores efetivos e temporários, nesse pagamento sairá também o retroativo de janeiro e fevereiro e no mês seguinte, o retroativo de março e abril.

O Sindicato voltou a defender a ampliação de definitiva de carga horária. O Procurador do Município disse que estava pesquisando sobre o assunto, inclusive informando que já verificou que o Tribunal de Justiça, entende como Constitucional a ampliação de carga horária, mas finalizará os estudos para apresentar ao Prefeito.

Quanto, ao pagamento dos anuênios, sextênios, quinquênios, o Município entende que é inconstitucional, fato contestado pelo Sindicato, que ajuizará ações em defesa dos seus sócios.

O Sindicato também registrou que o Conselho do FUNDEB ainda não possui Presidente e Vice-Presidente eleitos por seus pares, o que ainda dificulta a atuação efetiva do Controle Social. O representante da Secretaria Municipal de Educação disse que ainda esta semana a data seria informada.

Na oportunidade o Sindicato-APEOC denunciou prática anti sindical do Município ao não está implantando as filiações dos novos sócios e não ter corrigido ainda os valores de desconto de filiação a partir do percentual de desconto. O valor nominal do desconto data de mais de 10 anos. Ao contrário utiliza desse direito para fomentar a desfiliação de sócio, conforme relatos dos professores.

Após a audiência o Vice-Presidente do Sindicato e as dirigentes municipais do Sindicato, Professoras Lena Maciel e Branca, se dirigiram à Rádio Progresso, Programa do Ricardo Torres, para informar à categoria sobre o resultado da audiência e convidar à categoria a participar do Ciclo de Debates, que discutirá financiamento da educação, no dia 22 de maio, na Assembleia Legislativa.

O Sindicato continuará firme na defesa dos trabalhadores da Educação.