O Sindicato APEOC participou nesta terça-feira (25) de uma audiência com dirigentes da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante para tratar do reajuste dos profissionais da Educação e outras demandas, como realização de concurso público e adequação de salário para todos os docentes. A reunião ocorreu na sede da Prefeitura.
O assessor jurídico do Sindicato APEOC, Ítalo Bezerra, a Comissão Municipal da APEOC, e a Comissão Docente do município participaram da audiência. Além do Sindicato APEOC estavam presentes a secretária de Educação, Marineide Clementino, o secretário de Planejamento, Lucio Freitas, o secretário de Governo, Frederico Parente, e o secretário de Finanças, Fernando Damasceno. Durante a reunião, foram encaminhados alguns pontos. São eles:
Reajuste Salarial
O Sindicato APEOC cobrou o reajuste de 7,64% para os profissionais da Educação de São Gonçalo do Amarante, mesmo percentual do Piso Nacional. A gestão municipal afirmou que passa por dificuldades financeiras, mas que iria estudar a melhor forma de conceder o reajuste. A proposta atual da prefeitura é de 5,76%. Também foi cobrada a definição da data-base para o reajuste salarial.
Adequação do salário-base
Os profissionais da Educação de São Gonçalo do Amarante cobraram a adequação do salário-base para todos os docentes do município. A diferença de remuneração dos professores pertencentes ao nível “Básico I” para os que são do “Básico II” chega a R$ 420,00. A prefeitura prometeu igualar os salários, mas afirmou que a correção só entrará em vigor em 2018.
Gratificações
A entidade também cobrou a implantação das gratificações dos professores que foram contemplados com a ampliação definitiva de carga horária e que ainda estão sem o benefício. O Sindicato APEOC reivindicou ainda a implementação de uma gratificação exclusiva para os docentes em sala de aula. A gestão municipal informou que irá estudar a melhor forma de conceder as gratificações.
Concurso Público
Também foi cobrada a realização de novo concurso público para preenchimento de vagas para professores no município. O último concurso ocorreu há dois anos e ainda existem carências de profissionais da Educação a serem supridas.
Outras pautas
A Comissão Municipal da APEOC no município também cobrou a implantação de um método avaliativo para ascensão horizontal dos profissionais do magistério. Também foi levada a demanda da categoria de estabelecer um programa de formação continuada para os professores, de forma participativa e renovadora. Na próxima semana será realizada uma nova reunião com o posicionamento para os pontos cobrados. A data e o local serão divulgados em breve.