Convencidos do papel que o esporte pode e deve ter na Educação Básica como elemento de atração e permanência dos estudantes na escola, o Sindicato APEOC entregou, diretamente ao Secretário Estadual do Esporte Gony Arruda, na quarta-feira (21 de agosto), documento propondo algumas medidas para impulsionar as atividades esportivas na rede de ensino do Estado. O conjunto de propostas foi elaborado pelo Coletivo de Professores de Educação Física e associados do Sindicato APEOC. [Galeria de fotos]
O Sindicato APEOC tem atuado nas mais diversas frentes, desde a defesa de uma Educação sem homofobia e sem racismo, à luta por uma efetiva política pública de esportes nas escolas. Para o Sindicato APEOC é necessário universalizar a prática esportiva na rede estadual de ensino e as condições estruturais devem ser garantidas pelo governo.
O Coletivo de Professores de Educação Física assevera que devemos “juntar a fome com a vontade de comer”, ou seja, precisamos aproveitar a oportunidade de sediarmos uma Olimpíada objetivando, com isso, impulsionar a prática esportiva como instrumento de formação de cidadãos atletas.
A Comissão Sindical foi composta pela Executiva do Sindicato APEOC, representante do Conselho Regional de Educação Física (CREF) e representante da direção da Escola Estadual Walter Sá.
Como encaminhamento deste momento, será elaborado pelo Sindicato APEOC, através do Coletivo de Professores de Educação Fisica e CREF, projeto piloto para ser apresentado em reunião conjunta com a SEDUC e a Secretaria Estadual de Esporte.