A Secretaria de Aposentados(as) do Sindicato APEOC está atenta aos grandes desafios enfrentados pelos(as) profissionais da educação aposentados(as), tendo em vista as fortes crises que assolam nosso país, sobretudo nos âmbitos sanitário e econômico.

Desde sempre, lutamos para que o poder público cumpra seu dever de reconhecimento e valorização constante dos nossos(as) companheiros(as) aposentados(as), que dedicam suas vidas à construção de uma sociedade livre, justa e solidária por meio da educação.

No último período, enfrentamos grandes retrocessos promovidos pelo governo federal atual e pelo seu antecessor, que desencadearam enormes prejuízos a nível estadual, a exemplo da Deforma da Previdência que forçou os estados a se adequarem ao sistema previdenciário nacional, afetando injustamente milhares(as) de servidores públicos, inclusive os(as) aposentados(as) que recebem acima de dois salários mínimos que passaram a ter desconto de 14% sobre o valor excedente.

As mobilizações sociais que promovemos e partipamos junto com outras entidades infelizmente não tiveram adesão suficiente para barrar a Deforma no estado do Ceará, que foi aprovada por maioria da Assembleia Legislativa com apoio de Deputados(as) de todas as vertentes. Apesar disso, conseguimos mitigar os efeitos da Deforma a nível estadual, tendo em vista que a regra federal prevê a taxação a partir de um salário mínimo.

Mesmo nessa conjuntura completamente adversa, vale ressaltar que em virtude da luta da categoria por meio do Sindicato APEOC os(as) aposentados(as) do nosso estado não têm perda salarial desde 2011 e que os reajustes concedidos aos(às) ativos(as) são os mesmos para os(as) aposentados(as).

Este ano, o reajuste de 12,84% que conquistamos será efetivado no dia 1º de fevereiro (6,42%) e no dia 1º de junho (6,42%). Além desse reajuste, os(as) aposentados(as) também vão receber o reajuste geral de 10,74%, com metade em janeiro e a outra metade no mês de maio.

Outra grande conquista que vale ressaltar é a luta nacional em defesa da subvinculação de 60% dos recursos dos Precatórios do FUNDEF para os(as) profissionais do magistério, que inclui os(as) Aposentados(as).

Tendo isso em vista, lembramos que vários estados não concederam nenhum reajuste. O aumento ocorre em nosso estado graças ao trabalho e à luta da categoria por meio do Sindicato APEOC, que prima sempre pelo reconhecimento e pela valorização dos(as) aposentados(as).

Sabemos que ainda temos muitas lutas pela frente contra os retrocessos estabelecidos e os ataques constantes dos inimigos da educação, por isso precisamos reconhecer nossas conquistas para garanti-las e seguir avançando com unidade, força e responsabilidade.

Juscelino Linhares – Secretário de Assuntos dos(as) Aposentados(as) da APEOC

Penha Alencar – Secretária de Assuntos Financeiros da APEOC