Toda administração gerenciada com seriedade, transparência e liberdade, símbolo trilógico adotado pela presidenta do Sindicato APEOC, professora Penha Alencar, em cada final de ano uma reflexão do que fez em busca de um permanente melhor para a instituição que representa os trabalhadores em educação na rede pública de ensino de nosso Estado.

 

Durante o ano que se finda, um marco de mudanças proporcionou ao Sindicato APEOC registrar neste final de década ou dos primeiros 10 anos do Século XXI, significativa evolução histórica no modelo de fazer sindicalismo. Para isso foram necessárias e processuais acomodações de pensamento na concepção do adotar mudanças de comportamento e adaptações a uma nova tecnológica estratégica de formação e condução das lutas sociais, em busca de um moderno sindicalismo democrático, reivindicatório e múltiplas prestações de serviços para melhor servir ao seu quadro social.

Essa nova concepção de sindicalismo moderno proporcionou ao Sindicato APEOC ostentar, com absoluto êxito, patamar de maior entidade no Norte/Nordeste, em número de associados contribuintes e participativos em tudo que faz. Das atividades de recreação às lutas em defesa dos direitos conquistados ou conquistá-los. A partir do ano de 2000, a direção do Sindicato APEOC optou por fazer planejamento preestabelecido, com transparência e seriedade no que faz em defesa da educação com melhoria no ensino e valorização dos seus profissionais.

Após conquistar credibilidade nos mais diversificados segmentos da sociedade, a direção do Sindicato APEOC foi e vai à para reivindicar, pressionar, negociar e, sem nunca tergiversar diante dos transitórios gestores públicos exige mais investimentos no processo educacional, a exemplo da promoção de concurso público, com oferta de estabilidade e efetividade funcional para os profissionais educadores; defende implantação continuada das políticas de computadores nas escolas do estado e dos municípios cearenses; e, sobretudo, luta, obstinadamente pela implantação de uma política salarial definitiva para os trabalhadores da Educação Básica, a exemplo do piso nacional de salário, excluindo as gratificações existentes. Contesta, quando também necessário o não pagamento do que é direito dos trabalhadores, a exemplo da progressão horizontal devida pelo governo do Estado e a não adequação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários à lei nacional do piso, além de outros itens registrados em pauta e formalmente entregue ao Chefe do Poder Executivo do Estado.

Com esse resumido balancete de atividades, durante o ano de 2010 e década que se finda, a presidente a Sindicato APEOC, professora Penha Alencar, transmite e deseja, em nome de sua diretoria, um Feliz Natal e Próspero Ano Novo aos professores e servidores da Educação Básica na rede pública do ensino, prometendo ainda que a luta continuará até que não exista mais uma só criança longe de sala de aula e não mais exista um único adulto analfabeto no Ceará.

Quem educa, também luta!

Editorial do Sindicato APEOC