Representantes do Sindicato – APEOC e uma comissão de pais de alunos da Escola Municipal Paulo Sérgio Sousa Lira estiveram na última quinta-feira no gabinete da prefeita Luizianne Lins, dando prosseguimento à luta pela gestão democrática do direito de escolher os diretores de escolas da rede municipal de ensino. Nesse encontram protocolaram abaixo-assinado cobrando a nomeação da vice-diretora, professora Juliana Alves, escolhida pelos alunos da Escola Paulo Sérgio, e, segundo informações não oficiais o processo de nomeação da professora já estaria no gabinete da prefeita, no entanto, o Ato de nomeação ainda não foi assinado pela gestora municipal de Fortaleza.

Por outro lado, caso idêntico também acontece com a diretora da escola, professora Elizabeth dos Santos, escolhida pela comunidade escolar e mesmo estando no exercício de direção da Escola Paulo Sérgio responde sem ato oficial de nomeação. A sua permanência é uma exigência da comunidade externa através de manifestações públicas.

No dia 25 de agosto último, o Sindicato – APEOC organizou e apoiou a luta da comunidade da Escola Municipal Paulo Sérgio Sousa Lira, onde pais de alunos, professores, funcionários e estudantes, de forma participativa, escolheram as ocupantes para os cargos de direção geral e vice-direção da referida escola.

Após intensa negociação com a Secretaria Municipal de Ensino da Secretaria de Educação de Fortaleza, a diretora Elizabeth dos Santos, indicada pela comunidade foi nomeada, mas a vice- diretora Juliana Alves ainda não foi nomeada.

O Sindicato – APEOC continuará acompanhando e organizando a luta pelo direito da comunidade escolar em pleito democrático os gestores das unidades escolares do município de Fortaleza, como assim era promessa da prefeita Luizianne Lins, durante sua campanha eleitoral.

A luta do Sindicato – APEOC é defesa da gestão democrática nas escolas municipais, com seleção técnica/pedagógica e eleições diretas, diz a sua presidenta, professora Penha Alencar.