8.conferenciaO Sindicato APEOC representa os professores públicos cearenses na 8ª Conferência Nacional de Educação da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), através de seu Presidente, Prof. Anízio Melo; de seus diretores, Profs. Juscelino Linhares (também Diretor da CNTE) e Antonio Júnior,  Profas. Kelma Cristina e Josilma Frota; de seu Ouvidor Ítalo Guerreiro; e de seu representante na Executiva da CUT-Ceará, Helder Nogueira.

A 8ª Conferência Nacional de Educação da CNTE acontece em Recife (PE) nos dias 19, 20 e 21 de setembro/2012. O Sindicato APEOC leva para este grande evento em Recife, o tema “Nacionalização da Carreira Docente”.

O importantíssimo tema está na pauta da 8ª Conferência Nacional de Educação, pois se insere numa pauta mais ampla que discute a pedagogia no Brasil e na América Latina, à luz do Movimento Latinoamericano Paulo Freire.

O tema “Nacionalização da Carreira Docente” vem sendo puxado em todo o Brasil pelo Sindicato APEOC!

Foi tema apresentado, e aprovado, recentemente no Congresso Estadual da CUT-Ceará; no Congresso Nacional da CUT, realizado em São Paulo; aprovado pela direção da CNTE, em Brasília; e debatido em Sessão Especial na terça (18/09/2012), no Plenário da Câmara de Vereadores de Fortaleza – a primeira capital do país a fazer o debate sobre “Nacionalização da Carreira Docente”.

No Plenário da Câmara de Fortaleza, o Presidente do Sindicato, Prof. Anízio Melo, ressaltou que o projeto que tem como finalidade a valorização e nacionalização da educação “está ancorado na sua sustentabilidade, não apenas econômica, mas social”. Para ele, deve-se buscar garantir o financiamento para valorizar a educação nacional e, “enquanto não há nacionalização, que os poucos recursos sejam garantidos”. Para isso, Prof. Anízio destaca que devem ser destinados recursos do Pré-Sal para a educação. Além disso, o Presidente do Sindicato APEOC lembra que “é necessário ver o Fundeb como caixa importante, mas existem outros recursos vinculados à educação que Municípios e Estados podem usar”.

Prof. Anízio Melo também declarou na Câmara de Vereadores de Fortaleza que a sociedade brasileira precisa se movimentar, que é preciso resgatar o Projeto de Lei 1.592 que trata das diretrizes nacionais da carreira docente e que deve-se, ainda, resgatar e completar a “Lei do Piso”.

A 8ª Conferência Nacional de Educação da CNTE, que acontece em Recife (19, 20 e 21 de setembro/2012), debate ainda: “O papel do estado em defesa do direito à educação de qualidade”; “Currículo e Avaliação dos Sistemas Escolares”; “Financiamento e Sistema Nacional de Educação: desafios e perspectivas à luz do pacto federativo e o “Novo Plano Nacional de Educação”; além do tema “Formação e Valorização dos Trabalhadores em Educação”.