O Sindicato APEOC aposta na formação dos seus dirigentes e investe na capacitação dos quadros regularmente, com o objetivo de qualificar cada vez mais a luta. No último sábado (01), foram encerradas as edições dos cursos de Política e Gestão Sindical e de Organização e Representação Sindical da Base (ORSB) da CUT, no Centro de Treinamentos Acrópole, em Maranguape. O treinamento é uma realização das Secretarias Nacionais de Administração e Finanças e Formação da CUT Brasil, em parceria com a Escola Nordeste de Formação e as respectivas secretarias das centrais estaduais.

Com 40 Sindicatos presentes e representantes das oito macrorregiões do Ceará, a capacitação contou com três módulos e teve participação de profissionais da Educação, bancários, comerciantes, servidores públicos, trabalhadores e trabalhadoras rurais e operários da indústria. Com professores da Escola Nordeste de Formação e da CUT Nacional, o curso de ORSB teve como objetivo formar dirigentes de base, aprofundando os conhecimentos em organização sindical. Já a Gestão Sindical foi direcionada para dirigentes mais experientes, com foco em questões políticas, jurídicas, administrativas e contábeis de uma entidade.

Dirigentes do Sindicato APEOC participaram das turmas mais recentes. Alessandro Carvalho, representante do Sindicato APEOC na CNTE, participou do curso em Políticas e Gestão Sindical; e Fernanda Sousa, responsável pelo Coletivo de Mulheres, participou da formação em Organização e Representação Sindical da Base. O secretário estadual de Finanças da CUT e dirigente do Sindicato APEOC, Helder Nogueira, coordenou o treinamento.

A CUT ofertará novas turmas no segundo semestre de 2017. Mais informações serão divulgadas no site da entidade.