IMG 2141.pNa Audiência Pública realizada hoje (25-04-12) às 09 horas, no auditório da SEPLAG, para tratar sobre os empréstimos consignados, a Direção do Sindicato APEOC cobrou transparência quando da efetivação dos empréstimos e que todos os servidores recebessem uma cópia dos contratos firmados.

O Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará – FUASPEC, no qual o Sindicato-APEOC faz parte, entregou a pauta de reivindicações e cobrou providências do Governo do Estado  para amenizar os prejuízos decorrentes dos financiamentos para os servidores.

As nossas reivindicações foram:

1. Realizar auditoria para investigar taxas de juros e prazos abusivos impostos nos empréstimos oferecidos.

2. Excluir a figura do intermediário nos empréstimos consignados;

3. Que a SEPLAG implante, sem nenhum ônus para os servidores, um sistema de controle da margem consignável;

4. Permitir que os Sindicatos voltassem a consignar contratos de caráter social (farmácia, plano de saúde, funerário, clubes, etc.);

5. Implantar programas de educação financeira através de cursos e seminários, orientando o servidor na organização e otimização de suas finanças;

6. Ressarcir os servidores dos prejuízos ocorridos;IMG 2158.p

O Secretário de Planejamento e Gestão, Dr. Eduardo Diogo, de imediato aceitou em noventa dias implantar um sistema de controle dos consignados sem ônus para os servidores.

Os demais pontos da pauta ele ficou de discutir com sua equipe para posteriormente informar aos servidores.

Compareceram a audiência, pelo Sindicato-APEOC o Vice-Presidente, Reginaldo Pinheiro, o Secretário para Assuntos Jurídicos, Sérgio Bezerra e funcionária Eduarda Bernardo.