juventude cut 28092012

Sindicato APEOC e CUT-CE no Encontro da Juventude Trabalhadora do Ceará

No dia 28 de setembro de 2012, a Central Única dos Trabalhadores (CUT-CE) realizou  o Encontro da Juventude Trabalhadora do Ceará. O encontro reuniu mais de 100 jovens trabalhadores e trabalhadoras de todo o estado do Ceará e dos treze ramos econômicos que compõem a Central no estado. Encontro que teve a participação efetiva do Sindicato APEOC.

O Sindicato APEOC passou a compor o Coletivo Estadual de Juventude da CUT-CE com a indicação dos Professores da base sindical Maurício Manoel (Titular) e Helano Maia (Suplente).

Os participantes do seminário debateram o tema O Jovem como Sujeito Político na Democracia: Participação das Juventudes nos Sindicatos e Partidos.

As discussões convergiram para a defesa da democracia brasileira com o necessário aprofundamento do processo de democratização pelo amadurecimento da cultura política democrática no país. Garantir o protagonismo das juventudes no processo é fundamental para nortear a utopia revolucionária e popular nas lutas dos trabalhadores e trabalhadoras organizados.  

DEBATEDORES

Alfredo Santos Júnior (Secretário Nacional de Juventude da CUT Nacional) foi o palestrante convidado pela CUT-CE. O Secretário destacou a importância dos momentos de formação da juventude trabalhadora por todo o país. Destacou ainda o papel central do protagonismo da juventude trabalhadora no processo político, pois isso é fundamental para evidenciar, como assim propõe a CUT desde sua fundação, que os jovens precisam efetivamente participar das decisões sociais e devem continuar construindo seus espaços políticos para atuar com autonomia e identidade própria nos partidos políticos e no movimento sindical.  

O Prof. Anízio Melo (Presidente do Sindicato APEOC e da Direção da CUT Nacional) participou do debate e evidenciou a importância dos coletivos na organização sindical. Salientou que os coletivos garantem uma articulação orgânica da estrutura sindical desde a base e afirmam um rico processo de fortalecimento dos Sindicatos e da Central Sindical pela mobilização, formação e atuação organizada dos movimentos dos trabalhadores e trabalhadoras.   

O Prof. Helder Nogueira (Secretário Geral da CUT-CE / Sindicato APEOC) destacou a importância do debate sobre a ação consciente das juventudes no processo político para afirmar a democracia pela defesa de um projeto político para o país. É preciso garantir aos jovens trabalhadores a oportunidade para construir seus espaços de atuação com autonomia e liberdade. Os partidos políticos e sindicatos devem garantir de fato os meios necessários para a participação e intervenção ativa dos jovens na construção e defesa do projeto político da classe trabalhadora para o país.