O Sindicato APEOC recebeu nesta quarta-feira (16), na sede da entidade em Fortaleza, a secretária da Educação do Ceará, Eliana Estrela. O presidente Anizio Melo reuniu-se com a nova chefe da pasta, que veio acompanhada dos secretários-executivos, Rogers Mendes e Rita Colares, além da coordenadora de gestão de pessoas, Marta Emilia Silva. Eliana Estrela recebeu a Pauta de Reivindicações 2019, um documento chancelado em Assembleia Geral com a categoria em todo o Ceará.

O professor Anizio Melo explicou que a pauta está dividida em três frentes de luta:

  • Remuneração e Carreira;
  • Valorização dos Profissionais da Educação;
  • Financiamento para valorização dos Profissionais da Educação.

A visita foi concorrida. O presidente Anizio Melo chamou atenção para o financiamento da Educação. O professor deixou clara a preocupação com o fim do atual FUNDEB e a manutenção das conquistas históricas da entidade na valorização dos profissionais do Magistério. Falou também sobre a negociação qualificada que o Sindicato tem com a SEDUC.

O vice-presidente da APEOC, Reginaldo Pinheiro, ressaltou que a atual secretária vem da Educação Básica e sabe bem dos desafios que serão enfrentados. O secretário-geral, Helano Maia, falou sobre o Concurso para Professor, com mais de 50 mil inscritos, atraídos pela melhor carreira do Magistério do país. A tesoureira, professora Penha Alencar, falou do canal de negociação sempre aberto com a SEDUC e desejou boas vindas à nova secretária. Participaram ainda o professor Alessandro Carvalho, representando a CNTE, dirigentes do Sindicato APEOC, além dos gestores escolares Eliseu e Wellington (Escola César Cals e D. Hilza Diogo.

A secretária falou que nesse início de gestão ainda não havia visitado nenhuma escola e tinha como prioridade a visita ao Sindicato APEOC. Reafirmou que o diálogo será mantido com o sindicato. A primeira reunião entre os dirigentes da APEOC e a SEDUC ja está marcada, será no dia 24 de janeiro, às 9h, na Secretaria da Educação.