O Sindicato APEOC, representado pelo secretário-geral Helano Maia, pelo assessor sindical Kim Lopes, o advogado Augusto Neto e o professor Anizio Melo, recebeu o CENTEC, representado por Antônio Elder Sampaio e Thiago Braga e um grupo de professores técnicos das Escolas Profissionalizantes, composto por Thiago Andrade, de Guaiúba, Tiago Rodrigues, de Maracanaú, Samartyni da Silva e Mariana Fernandes, ambos de Uruburetama . O então presidente da APEOC, Anizio Melo, havia solicitado anteriormente uma audiência com o CENTEC para tratar de algumas reivindicações dos professores técnicos, entre elas:

  1. Coordenadores de Estágio de Base Técnica;
  2. Carga horária mínima para Orientadores de Estágio;
  3. Ajuda de custo de deslocamento para Orientadores de estágio;
  4. Concurso Público para as Escolas Profissionalizantes;
  5. Liberação dos professores técnicos para a participação de Congressos;
  6. Afastamento programado sem remuneração, com garantia de retorno para a escola de origem;
  7. Licença remunerada de 3 meses para a conclusão de Mestrado e Doutorado;
  8. 1/3 para planejamento

Os professores técnicos das Escolas Profissionalizantes, diferentes do Ensino Regular, são contratados pelo regime de CLT, através do CENTEC, Organização Social sem fins lucrativos.

A pauta da categoria será apresentada pelo Sindicato APEOC à SEDUC, que regulamenta as regras de contratação do CENTEC. Será protocolado um ofício solicitando uma audiência com o secretário da Educação e uma plenária com os professores técnicos será realizada no próximo dia 30 de Junho, sábado, às 9h, para legitimar a plataforma de reivindicações. A luta pela Educação de qualidade é uma marca registrada da APEOC. Professor técnico valorizado já!