Dados divulgados pelo Ministério da Educação apontam que apenas 8% das escolas “tops” do país no ensino médio são públicas. Ainda assim, são unidades de elite do sistema, que fazem seleção para escolher seus alunos.

Foi analisado o resultado dos 1.917 melhores colégios no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), o que representa 10% do total. Destas quase 2.000 escolas, apenas 151 são públicas (83 federais). Considerando as escolas públicas “convencionais” (excluindo as profissionalizantes, as ligadas a universidades ou que fazem seleção para ingresso), a melhor unidade da rede ficou na posição 1.935 do ranking.

A melhor escola do país é uma particular do Rio (São Bento), com média 33% acima da melhor pública “convencional” (escola Frederico Benvegnu, em São Domingos do Sul, a 246 km de Porto Alegre).

“Esse resultado tem se repetido ano a ano. Os alunos das escolas particulares têm melhor desempenho seja porque têm professores mais bem pagos, seja pela família”, afirmou o presidente do Inep (instituto do MEC responsável pelo exame), Reynaldo Fernandes.