mobilizacao paralizacao tauda 25042013 2.pTendo como eixo o financiamento da Educação Pública Brasileira através da aplicação de recursos, como os  10% do PIB, 100% dos Royalties do Petróleo e 50% do Fundo Social do Pré-sal; a Nacionalização da Carreira, alem da pauta local, como: Reajuste salarial, 1/3 para atividades extraclasse, aumento progressivo dos recursos do FUNDEB, dentre outros, os trabalhadores da educação de Tauá foram às ruas.

A passeata foi um momento de exercício de cidadania e de formação política.

Em Tauá, como em todo o Ceará, está claro que as conquistas serão sempre fruto da nossa luta.

Tauá: APEOC com Prefeita

O Sindicato APEOC-Tauá se reuniu quinta (25/04/2013) com a Prefeita Patrícia Aguiar para apresentar emendas para a readequação do PCCRM (Plano de Cargos e Carreira e Remuneração do Magistério).

Foram entregues várias solicitações da categoria que foram construídas em assembleia deliberativa sob orientação do Assessor Jurídico do Sindicato APEOC, Advogado Ítalo Bezerra.

Em seguida, a negociação centrou esforços no aumento salarial dos professores de nível superior e no dos pós-graduados. Depois da apresentação dos dados de repasses do FUNDEB, e do aumento previsto pelo MEC (2013) de 7,97%, o Sindicato APEOC defendeu que o reajuste possa repercutir na carreira de forma linear.

Dia 25/05/2013 haverá outra reunião para tratar do PCCRM; Projeto de Lei para criação de Previdência municipal ou permanência no INSS; homologações dos pedidos de ampliação definitiva (2008, 2011).

Todos os pedidos de evolução via acadêmica, que foram protocolados em 2012, estão finalizados e, em breve, os professores receberão seus novos proventos.

Quanto à evolução via não acadêmica, que não sai do papel, foram encaminhadas propostas para realmente serem efetivadas. Sobre a mudança da data de reajuste, de 1° de maio para janeiro, ficou em processo de análise pelo executivo municipal de Tauá.