A Mesa de Negociação Permanente para tratar das pautas de interesse dos profissionais da Educação de Tauá foi instalada oficialmente após reivindicações do Sindicato APEOC. Na primeira reunião, que ocorreu nesta segunda-feira (22), o presidente estadual da APEOC, Anizio Melo; o assessor sindical, Roque Melo; o presidente da Comissão Municipal, Auci Oliveira; o secretário, Rogermo Tertuliano; e mais três professores representaram a categoria. O prefeito da cidade, Carlos Windson Cavalcante; a secretária de Educação, Gertudes Mota; e a advogada da Secretaria, Ângela Vieira, também estiveram presentes no encontro, que ocorreu no gabinete do gestor municipal.
A principal pauta discutida foi o atraso do pagamento de salário dos professores de Tauá do mês de dezembro/2017. O gestor municipal declarou que irá utilizar 15% da complementação da União do Fundeb, referente ao ano de 2017, para efetuar a primeira parcela do pagamento, que ocorrerá no dia 31/01, juntamente com o salário do mês de janeiro. O motivo do atraso das remunerações, apresentado pelo prefeito, foi a necessidade do aporte de R$ 600.000 na folha do Instituto de Previdência do Município. A Secretaria de Educação divulgará até o final deste mês um calendário de pagamentos para o ano de 2018.
Outras pautas discutidas na reunião foram Concessão de Licença Prêmio, Implantação de Anuênio, Pagamento de ⅓ de férias, referente ao ano de 2017, para professores do concurso de 2014, e Lotação dos servidores da Secretaria de Educação. O pagamento do precatório do Fundef de Tauá também foi abordado, e continuará sendo pauta de outros encontros da Mesa de Negociação Permanente.
Na ocasião, a secretária de Educação afirmou que as aulas das escolas municipais deverão iniciar no dia 19/02.
Segunda parcela do pagamento
O Sindicato APEOC agendou uma nova reunião da Mesa de Negociação para tratar sobre a segunda parcela do pagamento do salário atrasado dos docentes de Tauá. O encontro ocorrerá no dia 06/02, no gabinete do prefeito.