Dirigentes do Sindicato APEOC participaram nesta quarta-feira (24) de uma audiência com o secretário de Educação do município de Umirim, Didier Cavalcante. O encontro ocorreu na sede da Secretaria de Educação e foram discutidas pautas de interesse da categoria como promoção sem titulação; reajuste salarial; lotação de professores; e ampliação definitiva de carga horária.

Além do secretário de Educação, estavam presentes a vice-presidente regional do Sindicato APEOC no Vale do Curu, Dialeda Nascimento, e o assessor político da entidade, Roque Melo. Representantes do Conselho Tutelar também acompanharam a reunião. Veja os encaminhamentos:

Promoção sem titulação

Conforme o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração do Magistério (PCCR) do município, os professores de Umirim têm direito à promoção sem titulação, ou seja, a ascensão funcional pela via não acadêmica, mas o direito não vem sendo respeitado pela Prefeitura. Na reunião ficou decidido que o Sindicato APEOC irá elaborar a minuta de um decreto que definirá os novos critérios de avaliação para a promoção. O documento será entregue na próxima reunião com o secretário, marcada para o dia 1° de fevereiro.

Reajuste Salarial

O secretário afirmou que o reajuste salarial dos profissionais da Educação de 2018 também será discutido no próximo encontro, na sede da Secretaria de Educação.

Lotação

De acordo com o secretário Didier Cavalcante, os problemas de lotação de professores serão resolvidos individualmente, à medida que as demandas forem apresentadas pelos profissionais. O início do ano letivo está marcado para a próxima segunda-feira (29).

Sobre a ampliação definitiva, o gestor afirmou que se a escola apresentar carência, os docentes efetivos poderão, dentro de sua área educacional, ter a carga horária ampliada. Se não houver professores da área com carência, será analisada a possibilidade de contratação de temporários para a vaga.