Pesquisa divulgada ontem pelo Ministério da Cultura (MinC), em Brasília, revela que em 420 cidades brasileiras, ainda faltam bibliotecas municipais. O índice representa 7,5% dos 5.565 municípios em todo o país. O estado com o maior número de cidades sem esses espaços para leitura é o Maranhão, com 61 municípios.

O Ceará é 19º lugar no ranking de bibliotecas municipais em relação ao número de habitantes. São 147 para 8,5 milhões de habitantes. Existem 11 cidades no Estado sem biblioteca municipal: Acarape, Araripe, Carnaubal, Chorozinho, Forquilha, Ibicuitinga, Icapuí, Itatira, Jaguaribara, Morrinhos e Tauá.

O 1º Censo Nacional das Bibliotecas Públicas Municipais foi realizado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e encomendado pelo Ministério. De acordo com o levantamento, em 79% das cidades há bibliotecas municipais em funcionamento. Em 12%, elas estão em processo de implantação e em 1%, em fase de reabertura.

O estudo foi preparado entre setembro e novembro do ano passado. Em 2007 e 2008, um total de 660 cidades estava sem bibliotecas municipais.

O perfil dos estabelecimentos indica uma média de 296 empréstimos por mês e uma frequência média de usuários de 1,9 vez por semana. A área física é de 177 metros quadrados, em média, e a maioria das bibliotecas, 99%, deixa de abrir nos finais de semana, só funcionam de segunda à sexta-feira, de manhã e de tarde.

Os dados mostram ainda que 91% dos locais deixam de oferecer serviços a pessoas com deficiência visual. O índice das bibliotecas sem serviços para portador de necessidades especiais chega a 94%. Além disso, 88% dos estabelecimentos estão sem qualquer tipo de atividades de extensão, como oficinas e rodas de leitura em escolas.

Tecnologia

Segundo a pesquisa, 64% das bibliotecas municipais do País têm computador; 39% contam com televisão, 28% estão com videocassete; 27% ostentam aparelho de DVD e 24% ainda usam máquina de datilografia. Entretanto, 25% delas deixam de contar com qualquer desses equipamentos.

Apesar do número razoável de estabelecimentos equipados de computadores, nem a metade, 45%, tem acesso à Internet. Desses, apenas 29% prestam esse tipo de serviço aos usuários. (das agências de notícias)

NÚMEROS

420
MUNICÍPIOS BRASILEIROS NÃO POSSUEM BIBLIOTECAS MUNICIPAIS

147
BIBLIOTECAS MUNICIPAIS EXISTEM ATUALMENTE NO CEARÁ

19ª
COLOCAÇÃO É A POSIÇÃO DO CEARÁ NO RANKING DE BIBLIOTECAS POR HABITANTE

CENSO

Relação de municípios do Ceará nos quais, segundo o 1º Censo Nacional das Bibliotecas Públicas Municipais, não haveria bibliotecas públicas municipais. Estudo foi realizado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e encomendado pelo Ministério da Cultura (MinC).

  • Acarape.
  • Araripe.
  • Carnaubal.
  • Chorozinho.
  • Forquilha.
  • Ibicuitinga.
  • Icapuí.
  • Itatira.
  • Jaguaribara.
  • Morrinhos.
  • Tauá.


Fonte:
1º Censo Nacional das Bibliotecas Públicas Municipais NAVEGUE

Confira a íntegra das informações sobre o Censo:
www.cultura.gov.br/site/2010/04/30/primeiro-censo-nacional-das-bibliotecas-publicas-municipais/

O POVO ONLINE 01 Mai 2010