Acontece nesta sexta-feira (30/04), às 15 horas, no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa, sessão solene para homenagear o Dia Mundial do Trabalho, comemorado em 1° de Maio. A solicitação é dos deputados Artur Bruno, Rachel Marques e José Teodoro.

O 1° dia de Maio homenageia a greve geral que aconteceu em Chicago, em 1886, quando milhares de trabalhadores protestaram contra as condições de laborais desumanas a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de trabalho de 13 horas para 8 horas diárias. Naquele dia passeatas, manifestações e piquetes movimentaram a cidade. A repressão ao movimento foi dura, houve prisões, feridos e até mortos. A data é então lembrada em memória aos mártires de Chicago e por tudo o que esse dia significa.

Foram convidados para o evento na Assembleia Legislativa, representantes do Sindicato APEOC; da Central Única dos Trabalhadores; do Sindicato dos Servidores Públicos Estaduais; do Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados e Informática do Estado; do Sindicato dos Trabalhadores em Água e Esgoto, entre outros.

Na oportunidade, o professor e advogado Reginaldo Pinheiro, diretor jurídico do Sindicato Apeoc, em nome da classe trabalhadora cearense, será homenageado pela Assembleia Legislativa.

Já no sábado, 1º de Maio, a partir das 15 horas, Ato na Praça do Ferreira marcará o Dia do Trabalhador e da Trabalhadora. Várias atrações artísticas estão na programação de 1º de Maio, como a dupla Ítalo e Renno.