Desde a última segunda-feira começaram a ser analisados os pedidos de estudantes que querem ingressar em escolas do Estado e estão cursando da 6ª à 9ª séries ou o nível V da Educação de Jovens e Adultos (EJA) – referente aos últimos anos do Ensino Fundamental.

O remanejamento externo, como é chamado o processo, acontece todos os anos e pretende garantir a continuidade dos estudos, já que a rede municipal oferece, prioritariamente, a educação Infantil e o ensino fundamental.

Apenas uma escola do Município oferece as séries do ensino médio. Por isso, os estudantes que estão concluindo o ensino fundamental são encaminhados para as instituições do Estado. “Os gestores fizeram, em outubro, novembro, reuniões com os pais para saber a melhor opção de escola do Estado.

15 mil alunos devem migrar da rede municipal para a rede estadual. Todos os alunos serão matriculados, “dentro das condições de demanda e oferta em cada escola, cada bairro”. Algumas escolas, como o Liceu do Ceará, costumam ser muito procuradas. Por isso o aluno pode indicar três opções de escola. “Caso a primeira vaga seja preenchida, vai pra segunda opção”, destaca. Segundo a Seduc, a oferta total na rede estadual chega a 470 mil vagas.

Na rede estadual com sede em Fortaleza, segundo a Seduc, a matrícula de estudantes novatos começa no próximo dia 31 e segue até 4 de março. As unidades do Interior estão realizando matrícula desde o começo de janeiro.