O Ceará registrou um crescimento de 26,53% no número de matrículas em creches entre 2005 e 2009, segundo dados do “Todos Pela Educação”, movimento financiado pela iniciativa privada e com objetivo de contribuir para que o Brasil garanta a todas as crianças e a todos os jovens o direito à Educação Básica de qualidade.

Atualmente, o Ceará possui 88 mil 552 mil crianças de 0 a 3 anos matriculadas em creches. Em Fortaleza tem 10.124, isso de acordo com os dados do Censo Escolar da Educação Básica de 2010. Um número irrisório diante do universo populacional de 162.266 meninos e meninas nessa faixa etária no Ceará, segundo o Censo de 2000, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Isso demonstra que as 137 creches da rede municipal não atendem a demanda populacional. Pelo menos é o que afirma o diretor executivo do Centro de Articulação de Apoio as Creches, José Gomes. “Além dos equipamentos não serem suficientes, ainda existem muitas creches fechadas pela cidade. A única forma de mudarmos essa situação e atingirmos a meta de 50% dessa população na escola será com ampliação da rede, e contratação de pessoal”.
A coordenadora de Educação Infantil, da Secretaria Municipal de Educação, Francineide Pinho, informa que os estabelecimentos não estão fechados, e sim paralisados.