Mesmo em um período adverso, sob os impactos da Lei Complementar 173 e ataques de setores inimigos da educação e de seus trabalhadores, o Sindicato APEOC conseguiu, por meio de muita luta, mobilização e articulação, garantir ganhos para a categoria.

• PROFESSORES ATIVOS / EFETIVOS

– REAJUSTE DO PISO:

Garantimos em lei o reajuste de 12,84%, com metade paga em janeiro e o restante em maio de 2022;

– PROMOÇÕES POR TITULAÇÃO:

Conseguimos a atualização, conclusão e o pagamento de todos os processos referentes às promoções com titulação.

– PROMOÇÕES SEM TITULAÇÃO:

Conseguimos atualizar as promoções 2019, 2020 e 2021, o que representou aumento de 10% para cerca de 12.000 professores(as) e de 15% para mais de 7.000 professores(as).

– RETROATIVO DAS PROMOÇÕES SEM TITULAÇÃO:

Pagamento dos retroativos das promoções;

VEJA O INFORMATIVO E TIRE AS DÚVIDAS SOBRE O RETROATIVO

– REAJUSTE GERAL:

Anunciado na noite dessa quarta-feira (22), o reajuste geral será de 10,74%, pago em janeiro e maio de 2022;

– FIM DO TETO DO AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO:

Luta histórica de nossa categoria, finalmente conseguimos acabar com o teto do auxílio alimentação para os(as) professores(as), que antes excluía cerca de 80% da categoria. A partir de janeiro, todos(as) os(as) professores(as) com 40h semanais ou mais receberão o Auxílio Alimentação;

– RASPA TACHO 3:

Já garantimos a sanção e a publicação da Lei do raspa tacho e agora estamos fazendo reuniões técnicas para levantamento de valores, que em breve serão divulgados.

• PROFESSORES APOSENTADOS

– Garantimos o reajuste de 12,84% referente ao Piso e o reajuste geral de 10,74%. Ambos serão pagos metade em janeiro e o restante em maio de 2022;

– Defendemos que 60% dos recursos dos precatórios sejam pagos a todas as professoras e professores (efetivos, temporários e aposentados) que atuaram entre 1998 e 2021, de forma proporcional ao tempo e à carga horária desempenhada por cada profissional do Magistério.

• PROFESSORES GESTORES

– Conseguimos 10,74% de aumento nas gratificações dos professores gestores.

• PROFESSORES ATIVOS / TEMPORÁRIOS

– Além de conseguirmos manter o emprego das professoras e professores temporários no período de pandemia, ainda garantimos os mesmos percentuais de aumento conquistados para os efetivos, ou seja, os 12,84% pagos desde 2020, e os 10,74% de Reajuste Geral para 2022.

• FUNCIONÁRIOS DA EDUCAÇÃO / GRUPO ADO

– Já garantimos o reajuste geral de 10,74% e apresentamos ao governo uma proposta de Plano de Cargo e Carreira aprovado em Assembleia com a categoria. Também foi enviado à Assembleia Legislativa o projeto de valorização dos trabalhadores da educação, com unificação das gratificações e aumento destas.

• COORDENADORES FINANCEIROS

Estamos na luta para conseguir avanços legislativos que valorizem esses importantes profissionais;

• PRECATÓRIOS DO FUNDEF

Lutamos, mobilizamos, articulamos e conquistamos a aprovação da subvinculação de 60% dos precatórios do FUNDEF na Constituição. No entanto, a luta não acabou e precisamos nos manter unidos, informados e fortalecidos contra todo e qualquer ataque à subvinculação. Referendamos na Assembleia Geral nossa luta para que 60% dos precatórios sejam pagos a todos os profissionais do magistério (efetivos, temporários e aposentados) que atuaram entre 1998 e 2021, de forma proporcional ao tempo e a carga horária desempenhada por cada profissional. No Ceará, garantimos R$ 2,7 bilhões e assinamos o acordo dos precatórios com o governador Camilo Santana, o qual já foi homologado pela Justiça. Agora é fiscalizar e aguardar a entrada dos recursos (40% em 2022, 30% em 2023 e 30% em 2024);

Garantidas as vitórias, continuamos na luta junto à Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE) pela valorização do Piso Salarial do Magistério e de nossa Carreira.

Sigamos cada vez mais mobilizados, articulados e comprometidos com a defesa da educação e dos seus profissionais para que possamos efetivar as conquistas, evitar os retrocessos e lutar por novos avanços!