Cerca de 400 estudantes do Ensino Fundamental estarão reunidos no plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília, no dia 22 de outubro, para debater e votar projetos de lei apresentados por outras crianças. O projeto do aluno Carlos Marcus da Silva, do 9º ano da Escola de Ensino Fundamental e Médio Deputado Joaquim de Figueiredo Correia, no município de Iracema, foi um dos três escolhidos para participar da plenária.

O projeto de Carlos, que concorreu com outros 600, propõe mudanças no Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente dos Municípios Brasileiros. Em Brasília, o estudante disputará com os projetos dos alunos Richard Santos Oliveira, de São José dos Campos – São Paulo, e João Pedro de Souza Mello, de Brasília – Distrito Federal. As propostas apresentadas pelas três crianças poderão ser apadrinhadas pelos parlamentares e encaminhadas para análise das comissões temáticas da Câmara, com chances reais de se tornarem leis.

O programa Câmara Mirim é realizado anualmente na Câmara Federal. Iniciativa voltada para alunos do ensino fundamental de todo o País, que simula a atividade parlamentar no qual as crianças são incentivadas a redigirem projetos de lei que, uma vez selecionados, integram a pauta de discussão e votação de uma sessão plenária. O programa vem sendo realizado no Plenário Ulysses Guimarães, sempre no mês de outubro, em comemoração ao mês das crianças, com a presença de até 400 deputados mirins.