logo.conae.2014De 19 a 23 de novembro, 3 mil e 500 delegados eleitos em todo o país, inclusive do Ceará, representantes do Sindicato APEOC, estarão em Brasília para a 2ª Conferência Nacional de Educação (CONAE).

Realizada a cada quatro anos, a conferência de 2014 coloca em debate o Plano Nacional de Educação na articulação do Sistema Nacional de Educação: participação popular, cooperação federativa e regime de colaboração.

Durante os cinco dias da CONAE, os delegados que representam todas as modalidades da educação pública e privada, gestores, trabalhadores, pais e estudantes, setores sociais e as três instâncias do poder executivo, vão participar de debates e deliberações.

Para organizar a discussão, o Fórum Nacional de Educação (FNE), instância que planeja e organiza a conferência, dividiu o tema central em sete eixos. Todos os temas convergem para o compromisso nacional de execução das metas do Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024).

O Sindicato APEOC priorizou e participou ativamente das conferências municipais e estadual, tendo garantido, a partir de sua intervenção qualificada, o debate da Carreira Nacional e destinação dos Royalties do Petróleo no FUNDEB.

Dirigentes do Sindicato APEOC e militantes de base saíram delegados para a Conferência Nacional, dentre eles: nosso vice-presidente, Reginaldo Pinheiro; diretoras, Kelma Cristina e Josilma Frota; e os representantes de base, Hélder Nogueira, Roberto Sérgio e Marco Aurélio.