1472991 10201116327500835 1231567379 nProfs. Anízio Melo e Juscelino Linhares, respectivamente Presidente e Secretário Geral do Sindicato APEOC/Diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, CNTE, participam em Brasília (DF), desde quinta-feira, dia 12/12, do Conselho Nacional de Entidades da CNTE.

Sindicalistas da área da Educação, de todo o país, discutem em seminário o “Financiamento e Recursos do Pré Sal para a Educação”.

No encontro, que acontece quinta (12/12) e sexta (13/12), a CNTE também realiza “Análise da Conjuntura Nacional” e debate o “Plano Nacional de Educação (PNE)”, o “Piso Salarial”; o “Conselho Nacional de Educação 2014” e o “32º Congresso Nacional da CNTE”. 

Neste encontro, a Confederação lança o livro “Ciranda das Loucas: Poemas”, de autoria da Professora Doutora Juçara Dutra Vieira, ex-Presidente da CNTE e atualmente Vice-Presidente da Internacional da Educação, IE; lança também nova edição da Revista Retratos da Escola, premiada no Concurso de Periódicos Brasileiros realizado pela ANPEd em convênio firmado com a Secadi, organizada em torno do Dossiê “Educação e Diversidade”; e também a publicação Cadernos de Educação, abordando a temática “Direito à Aposentadoria”.

Um dos objetivos do encontro é promover um estudo aprofundado do tema recursos do petróleo na Educação para oferecer elementos a professores e estudantes e estimular a discussão no país sobre o valor desses novos recursos para a Educação. O seminário “Financiamento e Recursos do Pré Sal para a Educação” amplia a discussão sobre o financiamento e a destinação dos royalties para o setor.

Por iniciativa – pioneira  no Brasil – do Sindicato APEOC, o debate nacional desse tema ocorreu em seminário realizado em Fortaleza, no último dia 02 de dezembro 2013.

A temática fora acatada, na esfera estadual, pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE; deputados estaduais José Teodoro e Raquel Marques) e, na esfera federal, pela Câmara dos Deputados (deputados federais Artur Bruno e Chico Lopes).

Os debates do Seminário em Fortaleza “Royalties para a Educação. E Agora?” foram coordenados pelo Prof. Anízio Melo, Presidente do Sindicato APEOC, e lá estavam, participando ativamente, professores e parlamentares da capital e do interior, secretários de educação, prefeitos, servidores da educação e estudantes.

Sindicato APEOC: “ROYALTIES NO FUNDEB JÁ!”