À convite da Secretaria de Educação, o Sindicato APEOC, a CNTE e entidades Estudantis participaram nesta quinta-feira (8), de uma reunião com o Secretário Executivo de Ensino Médio e Profissional da SEDUC, Rogers Mendes, para tratar do ano letivo 2020, especialmente em relação aos aspectos pedagógicos.

O presidente do Sindicato APEOC, Reginaldo Pinheiro, apresentou formalmente a decisão da Assembleia Geral Virtual, de não retomada das aulas presenciais este ano e continuidade das atividades remotas, posição idêntica a apresentada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e entidades estudantis. Além disso, o presidente da APEOC cobrou uma definição do Governo sobre o assunto para apresentar a sociedade.

Reginaldo Pinheiro fez ainda um relato sobre as visitas conjuntas da APEOC com os estudantes, onde foi comprovado que as escolas visitadas não estão de acordo com o Decreto Estadual, o qual autorizou o retorno às aulas presenciais, condicionado ao cumprimento das normas do Protocolo 18.

Reiteramos durante a reunião, a necessidade de maior investimento por parte do Governo do Estado nas aulas remotas, auxílio financeiro aos estudantes além de mais investimentos na estrutura física das escolas.

O Sindicato APEOC também manifestou preocupação com o ENEM, como já havia sido debatido na reunião com o vice-governadora, e se dispôs a pensar alternativas junto à SEDUC e entidades estudantis em relação ao fortalecimento da preparação para o exame. Porém, deixamos claro que não abrimos mão do que foi definido na Assembleia Geral da Categoria, ou seja, de não retomar as atividades presenciais este ano. As negociações continuam e um próximo momento deve ser marcado nas próximas semanas.

Participaram da reunião, o secretário-geral da APEOC, Helano Maia, o secretário de comunicação, Alessandro Carvalho, o secretário de assuntos educacionais, Maurício Manoel, a secretária de assuntos financeiros, Penha Alencar, os assessores jurídicos Augusto Neto e Ítalo Bezerra, Jonathan Sales, representante da UBES, e William Matheus, representante da UNEFORT.