Nesta quarta-feira (2), o Sindicato APEOC reuniu-se com a secretária da Educação, Eliana Estrela, para tratar das Promoções sem Titulação 2018, do retorno às aulas presenciais, ampliação definitiva e demais pautas de interesse da categoria.
Reafirmamos a nossa posição contrária ao retorno às aulas presenciais, sem que haja segurança sanitária para todas e todos, professores, estudantes e profissionais da Educação. Essa posição foi chancelada pela categoria, em resolução política aprovada em plenárias virtuais realizadas em todo o estado, no último mês de agosto.
Segundo o presidente em exercício da APEOC, Reginaldo Pinheiro, “enquanto não houver segurança sanitária, não há condições de retorno presencial. Para além disso, é necessário a disponibilidade de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) para professores, profissionais da educação e estudantes, além de investimentos para a readequação das unidades escolares.”
A SEDUC, em resposta ao nosso pleito, afirmou que não há previsão de retorno às aulas na rede estadual de ensino, que está adiquirindo EPIs para professores, estudantes e profissionais da Educação, além de levantamento para a readequação das escolas.
Na reunião, foi tratado também que a comissão dos Precatórios do FUNDEF será definida em breve, com a representação do Sindicato APEOC, fato único e histórico na luta pelos recursos do precatório do FUNDEF e sua correta destinação.
Foi agendada reunião técnica para a próxima quarta-feira (09), para tratar da operacionalização da promoção sem titulação 2018, que tem previsão de implantação em janeiro/fevereiro de 2021. Também será discutido o cronograma da ampliação definitiva.
Participaram também da reunião, o secretário-geral da APEOC, Helano Maia, o secretário de comunicação, Alessandro Carvalho, o secretário de assuntos educacionais, Maurício Manoel, os assessores, Ítalo Bezerra e Alan Faustino, o coordenador da Frente Norte/Nordeste, Anizio Melo, a secretaria executiva da SEDUC, Rita Colares, a coordenadora da Gestão de Pessoas, Marta Emília, e o assessor Audizio Freitas.