A negociação do Piso de 14,95% dos profissionais do Magistério da rede estadual segue em debate, e nesta segunda-feira (10) acontecerá uma audiência com o governador Elmano de Freitas (PT), para tratar o assunto. A nova data surge após o encontro da direção do Sindicato Apeoc com a Casa Civil, SEPLAG, PGE, SEDUC e Gabinete do Governador, nesta quarta-feira (5).
De acordo com o Sindicato, essa “era a data limite para o governo se pronunciar”. “Houve o pronunciamento do governo, propostas e contrapropostas, mas não ficou nada decidido e aí continua a questão de negociação, tá em negociação ainda. Então, na segunda-feira é que a gente vai ter um posicionamento final do governo”, informou o Sindicato.
Segundo a Apeoc, o debate com o Governo nesta quarta “foi muito duro, com várias interrupções para análises de posições e avançou no decorrer da negociação”. No encontro ficou definido uma audiência direta com o governador para finalizar o debate e anunciar a proposta da Mesa de Negociação à categoria.
DEBATES COM A CATEGORIA
Em janeiro deste ano, o governador Elmano de Freitas (PT) disse que existia um planejamento do Governo do Ceará para implantação do novo piso salarial dos professores no estado. A fala aconteceu no dia 26, durante anúncio das novas escolas de ensino médio em tempo integral.
“A secretaria da Educação vai sentar com sindicatos, com Apeoc, com representantes da categoria. Fiquem tranquilos. Nós discutiremos a implementação do piso para os professores e professoras do estado do Ceará”, afirmou Elmano.
NOTA SEDUC
Em nota, a Seduc informou que o cumprimento do piso dos professores faz parte do compromisso do Governo do Ceará com a categoria e que as tratativas para a implantação, como repercussão na carreira, seguem em andamento com reuniões da mesa de negociação formada por representantes da atual gestão estadual e do Sindicato Apeoc.