O Sindicato APEOC e a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, CNTE, representados pela Diretora do Sindicato APEOC, Profa. Teresinha de Jesus dos Santos, participou do Encontro Regional das Comissões do “Protege”, instrumento criado pela lei Nº 13.230, de 27/06/2002 (D. O. 27/06/2002), que dispõe sobre a criação de comissões de atendimento, notificação e prevenção à violência doméstica contra criança e adolescente nas escolas de rede pública e privada do estado do Ceará e dá outras providências. [Galeria de fotos]
O Encontro aconteceu dia 24 de setembro de 2012 na EEEP Maria Carmem Vieira Moreira, em Pajuçara, Maracanaú. Com abertura realizada pelo Prof. Gilmar Araripe Prata, Assistente Técnico do Núcleo Regional de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem, NRDEA, da 1ª CREDE-Maracanaú.
Para debater sobre o tema, tivemos a participação da Profa. Rejane Helvia, da Secretaria da Educação do Estado do Ceará, SEDUC, que fez uma contextualização da legislação e das “recomendações administrativas” de “como a Escola deve se portar diante da violação dos direitos, e das violências, cometidas contra o público escolar juvenil.
Participaram deste Encontro, Professores(as) e Representantes de Núcleo Gestor de escolas pertencentes à 1ª CREDE. Na oportunidade Profa. Teresinha Santos, falou em nome do Presidente do Sindicato APEOC, Prof. Anízio Melo, sobre alguns itens do Informativo Nº 016/29.08/2012, disponibilizado por nosso sindicato, que explanava, entre outros temas, da aplicação dos 77% do FUNDEB e da implantação de 1/3 da carga horária; esclarecendo que a luta do Sindicato APEOC é contemplar todas as reivindicações da Categoria, ao final do processo de negociação.