7 enc dst aids cut apeocApós sete anos de atividade, o projeto DST/AIDS realizado pela APEOC e CNTE pôde identificar, com mais clareza – durante a realização do 7º Encontro Nacional do Projeto Doenças Sexualmente Transmissíveis, promovido de 24 a 27 de fevereiro de 2013, em Fortaleza -, os avanços e desafios que tem pela frente.

O trabalho desenvolvido pelas duas instituições tem proporcionado um aprofundamento no debate sobre o tema. O objetivo deste Encontro foi o de promover o tema Saúde na Escola, com foco na redução da infecção pelo HIV.

O Sindicato APEOC, filiado à Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), participa do Projeto Educação Para Todos/Aids – EPT/AIDS, em nível nacional, desde  2007, celebrando parcerias em nível estadual e municipal com Instituições envolvidas no Projeto, através do  Programa Saúde na Escola – PSE e Saúde e Prevenção nas  Escolas – SPE.

No 7º Encontro Nacional do Projeto Doenças Sexualmente Transmissíveis, encerrado na quarta (27/02), no  Marina Parque  Hotel, a Secretária de Saúde da CNTE, Maria Antonieta da Trindade,  declarou que “O Projeto DST/AIDS tem contribuído para a conscientização dos estudantes e dos trabalhadores em educação sobre a necessidade de enfrentar preconceitos e mitos acerca da AIDS e DST. É um importante instrumento para ampliar o raio de atuação dos sindicatos.”

O Projeto DST/AIDS já está consolidado em 20 Estados, e no Distrito Federal, sendo executado pelas entidades representativas dos trabalhadores em educação afiliadas à CNTE.

Com uma rede de multiplicadores, o Projeto já formou mais de 15 mil trabalhadores em todo o País. Realizou mais de 150 Seminários Estaduais e milhares de oficinas em escolas e comunidades. Está presente em grande parte das escolas públicas do Brasil e tem participado ativamente das manifestações da comunidade escolar no Dia Mundial de Luta contra a AIDS – 1° de Dezembro, que mobiliza anualmente mais de 1 milhão de alunos e dez mil trabalhadores em educação.

A professora de Mato Grosso do Sul e diretora da CNTE, Fátima Silva, afirmou à imprensa, aqui em Fortaleza, que “para termos uma educação para todos nós temos que ter uma escola, um mundo e jovens mais saudáveis. O Projeto DST/AIDS faz parte desse conjunto de ações para desenvolver a educação globalmente na luta pela vida e por uma educação pública de qualidade.”

A professora Teresinha de Jesus, coordenadora estadual do Projeto EPT/AIDS e diretora do Sindicato APEOC, também declarou em entrevista concedida neste Encontro: “Existe a preocupação por parte da CNTE  e do Sindicato APEOC  com a saúde do trabalhador,  com a saúde da população, sobretudo a dos estudantes e a dos nossos jovens. CNTE  e APEOC não se preocupam somente com as reivindicações trabalhistas, mas também com a saúde.”

O Presidente do Sindicato APEOC, Prof. Anízio Melo, mesmo não podendo estar no encerramento do evento nacional, por encontrar-se em São Paulo na Reunião da Direção Nacional da CUT (como membro desta mesma direção), enviou mensagem desejando êxito ao evento promovido por nosso Sindicato e pela CNTE: “Parabéns aos representantes de 20 estados que estiveram no Ceará participando desta importante empreitada em defesa da vida! Um parabéns especial às companheiras da direção do Sindicato APEOC, Profas. Paula Virginia e Teresinha de Jesus, que organizaram, em conjunto com a CNTE, um evento de tão relevante conteúdo! A nossa luta é pra muito além da pauta salarial!”

Prof. Anízio retorna ao Ceará na sexta (dia 01/03), ocasião em que já irá se dirigir a Encontro que ocorrerá, com educadores, nas cidades de Quixadá e Milhã.

A coordenação local do 7º Encontro Nacional do Projeto Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/AIDS) esteve a cargo de:

  • Teresinha de Jesus dos Santos (Coordenação Estadual EPT/AIDS e Diretora do Sindicato APEOC)
  • Paula Virgínia de Araújo Carvalho (Coordenação Estadual EPT/AIDS e Diretora do Sindicato APEOC)
  • Fátima Lucrécia Colares Teófilo de Oliveira (Técnica em Assunto Educacional – SEDUC)
  • Márcia Lessa Fernandes Ribeiro (Articuladora do Programa do Adolescente no Estado do Ceará/ Núcleo de Atenção Primária – SESA)

Mais Fotos