2015.04.14.IMG 7008300xO Sindicato APEOC realiza às 05 horas desta terça-feira (14/04), no Aeroporto Internacional Pinto Martins, a “Operação Aeroporto nas Asas da Educação”. Nesse horário, os parlamentares cearenses (deputados federais e senadores) viajam à Brasília.

O Sindicato APEOC antecipa a resistência da categoria contra a terceirização nas escolas públicas – uma triste realidade em muitos lugares do Brasil. Profissionais da educação, sócios e diretores do Sindicato protestam contra o Projeto de Lei 4330/2004 (PL da Terceirização Ilimitada), que regulamenta a terceirização no mercado de trabalho. Projeto derruba os direitos trabalhistas no Brasil e pode barrar a abertura de novos concursos públicos. PL 4330/2004 impõe a liberalização geral da terceirização para qualquer área, atividade ou setor produtivo das empresas privadas, públicas e de economia mista e abre precedente para a ampla terceirização do setor público.

Estudos revelam que os trabalhadores/as terceirizados/as recebem 25% menos que os contratados diretamente pelas empresas, além de trabalharem, em média, 3 horas a mais. Em função de não receberem formação profissional periódica, os acidentes de trabalho predominam entre os terceirizados.

Atualmente, o Brasil conta com cerca de 12,7 milhões de trabalhadores/as terceirizados/as (26,8% do mercado de trabalho), podendo essa forma de contratação atingir mais de 40 milhões de trabalhadores/as em poucos anos.

Sindicato APEOC vai também solicitar o apoio dos parlamentares cearenses à destinação de mais recursos para a educação pública e valorização de seus profissionais, principalmente através dos recursos dos Royalties do Petróleo (União, Estados e Municípios) aplicados diretamente no FUNDEB.


Agenda APEOC de Lutas e Ações -“Nenhum Passo Atrás” (abril-maio/2015):

  • Dia 21/04 – 7h: Bicicletada – Pela Valorização dos Profissionais da Educação

Local: Saída da sede do Sindicato APEOC (R. Solon Pinheiro, 1306 – Fátima).

  • Dia 30/04 – 9h: Dia D: Mobilização e Paralisação Geral, Interior e Capital!

Negociação e Mais Luta pela Valorização dos Profissionais da Educação!
Local: Palácio da Abolição.

  • Dia 08/05 – 16h: Assembleia Regional, Fortaleza e Região Metropolitana

Local: Ginásio Poliesportivo da Parangaba (Av. Osório de Paiva, s/n – próx. ao Terminal da Parangaba)

*Fonte: Diário do Nordeste, 13/04/2015