A Assembleia Legislativa aprovou mensagem do Governo do Estado que institui o prêmio “Aprender pra valer”. A proposta premia os professores e demais servidores da educação de escolas que consigam melhorar os resultados das avaliações de seus alunos – do ensino médio – de 7% a 10% com relação ao ano anterior, no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica. Além da meta de evolução, a escola deve ter uma média mínima de participação de 80% dos alunos.

Serão premiados os professores e demais servidores da educação que consigam melhorar os resultados das avaliações dos alunos de um ano para o outro.

No ensino médio, a melhora deve ser de 7% a 10% com relação ao ano anterior.

Os resultados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica serão usados como parâmetro.

Quem conseguir uma melhora de 7% das notas de seus alunos receberá 70% de seu salário bruto como prêmio; aqueles que conseguirem melhorar em 8% receberão extras 80% de seu salário bruto, e o que melhorarem 10%, receberão mais um salário integral (100%) como premiação.

Para a presidenta do Sindicato – APEOC, professora Penha Alencar, a medida é importante, mas insuficiente para resolver os problemas da educação na rede pública de ensino, na Educação Básica.

Lembra a professora Penha necessidade de um trabalho efetivo com o aluno usuário de droga, que ameaça professores caso não receba boa nota, além de outras inúmeras dificuldades existentes na escola, a partir da falta de biblioteca, laboratórios, área de lazer enfim, a escola de tempo integral pode ser o caminho da escola que sonhamos.